Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA AGENTES EDUCACIONAIS I – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Flávia Boaretto, Caroline Berté, Andressa Larissa Dias Müller Souza, Franciele Foschiera Camboin, Linamari Ferreira

Resumo


A educação continuada é um conjunto de práticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento ao funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional. Ela deve ser uma constante troca de experiências, envolvendo toda a equipe e a organização em que está inserida (SILVA, 1886). Esse modelo de educação nas instituições deve acompanhar o profissional desde a sua inserção, fazendo-o adaptar-se à mesma e dando-lhe condições de prosseguir no seu desempenho profissional, mantendo sua prática relevante e orientada, valorizando o seu fazer diário e transformando-o em trabalho de comunicação científica (SOUZA, 1993). Preocupadas com esse contexto, realizamos uma educação continuada assim como educação em saúde, permitindo que além da melhoria da qualidade do trabalho, ocorra uma melhoria na qualidade de vida desses servidores. A educação em saúde é um processo dinâmico de conscientização crítica das pessoas para o cuidado com a saúde, se constitui como um conjunto de práticas pedagógicas e sociais, de conteúdo técnico, político e científico que no âmbito das práticas de atenção à saúde devem ser vivenciadas e compartilhadas pelos trabalhadores da área, pelos setores organizados da população e consumidores de bens e serviços de saúde e de saneamento ambiental (BRASIL, 2007). Pensando desta maneira buscamos abordar conhecimentos e/ou noções básicas sobre primeiros socorros, ergonomia, medidas de higiene, e outras situações vivenciadas pelos agentes educacionais I. Os agentes educacionais I desempenham funções que compreendem os serviços gerais como zelar pelo ambiente escolar, e preservar o ambiente físico escolar; garantindo o bom andamento do estabelecimento de ensino. Assim, o presente projeto procura promover uma Educação Continuada para estes Agentes, ressaltando a importância em melhorar a qualidade do serviço, e a saúde dos participantes do projeto. Devido a ser o primeiro projeto de educação continuada com estes agentes as expectativas por nossa parte eram boas embora duvidosas, e no decorrer do projeto fomos surpreendidos pela ampla aceitação. Portanto, temos por objetivo relatar a experiência vivida nas reuniões de educação continuada na instituição Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto (CEEP), enfatizando a boa participação e colaboração dos agentes educacionais I na adesão e decorrer do projeto. Descrição da experiência: Este relato apresenta uma experiência vivenciada na instituição CEEP localizada na cidade de Cascavel – Paraná, pelas acadêmicas do 3º ano do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Oeste do Paraná integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). A instituição CEEP fez menção sobre a necessidade de realizar atividades de educação continuada com seus agentes educacionais. Sendo assim foi realizada uma enquete com esses funcionários, para coletarmos informações sobre os assuntos relacionados com o dia-a-dia do trabalho que eram para eles de maior interesse. Ainda solicitamos que eles sugerissem o melhor dia da semana e período para viabilizar a educação continuada. Tendo em vista que a escola é um espaço de grande concentração de pessoas é possível de se observar em seu meio o acontecimento de intercorrências como síncopes, quedas, crises convulsivas, lesões superficiais, acidentes de trabalho, diminuição da pressão arterial e mal estar, é justamente pelo possível acontecimento dessas intercorrências que nós realizamos a educação continuada com os profissionais da instituição, pois, para saber como agir frente a estas intercorrências é necessário um conhecimento básico sobre primeiros socorros e medidas de prevenção. Estes agentes são profissionais que estão vulneráveis a vários tipos de acidentes de trabalho, por exemplo, queda devido ao piso molhado durante a limpeza, queimaduras devido à exposição ao calor e/ou altas temperaturas durante a preparação dos alimentos oferecidos na instituição, alergias por contato direto com a sujeira, poeira, e resíduos sólidos, dentre outros acidentes possíveis, por isso, nós ministramos uma educação continuada sobre medidas de segurança, utilização de equipamentos de proteção individual, gerenciamento seguro de resíduos e sobre os riscos físicos, biológicos, químicos aos quais estão suscetíveis. O projeto foi desenvolvido de setembro à novembro de 2011, com reuniões realizadas nas quartas-feiras, com duração de 2 horas, no período noturno. Nos encontros esteve presentes um total de 11 funcionários, dentre eles haviam participantes que freqüentavam a atividade mesmo esta sendo em contra turno com o seu trabalho. A metodologia adotada nos encontros foi por meio de aulas expositivas (slides, vídeos), uso de dinâmicas e questionamentos, visando à interação com o grupo trabalhado. No final dos encontros procuramos realizar avaliações periódicas visando a promoção de um feedback do assunto abordado, permitindo ao participante ser capaz de fazer uma autoavaliação, reconhecendo se a informação foi processada suficientemente para um progresso futuro. No decorrer do projeto houve trocas de experiências contribuindo para a melhor qualidade de vida dos participantes. Considerações finais: A educação continuada é identificada como uma responsabilidade essencial do enfermeiro no cuidado de clientes doentes ou sãos. Para os enfermeiros cumprirem o papel de educadores, seu público pode ser composto por paciente e seus familiares, estudantes e membros da equipe de enfermagem ou, inclusive, pelo quadro de funcionários de outra agência. Educar os outros é uma das intervenções mais elementares que o enfermeiro desempenha. Assim, quando se pensa em trabalhar com projetos, deve-se pensar a relação que existe entre o conhecimento adquirido e o contexto em que é utilizado. Diante da experiência vivenciada percebemos a importância da educação continuada no ambiente escolar a qual foi desenvolvido o projeto. Procuramos proporcionar aos participantes um aumento do seu conhecimento sobre os assuntos abordados, incentivando melhores hábitos e promovendo a prevenção de futuros agravos à saúde. Referências Bibliográficas: SILVA, A.L.C. et al. Reativação do serviço de educação continuada da divisão de enfermagem do Hospital Prof. Edgard Santos: relato de experiência. Rev.Bras. Enfermagem, Brasília, n. 39, v. 1, p. 71-78, jan./mar. 1986. SOUZA, M.B.B. de. A gênese da educação continuada em enfermagem e seu percurso histórico no HCRP/USP/1956-1986. Ribeirão Preto, 1993. 203p. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. BRASIL. FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Diretrizes de Educação em Saúde visando à promoção da saúde. Brasília: Funasa, 2007.