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Ver SUS: Relato de vivência como usuário.
Resumo
Em fevereiro de 2012, ocorreu em santa Maria, cidade central do Rio Grande do Sul, o Ver SUS: vivência e estágio na realidade do SUS. O Ver SUS reuniu estudantes de diversos cursos da área da saúde e proporcionou embasamento teórico quanto ao SUS, políticas, sociedade e estado. Foram realizadas visitas aos diferentes serviços do SUS, da cidade e da região. Também houve contato com gestores e funcionários dos serviços regionais e líderes comunitários. Com a finalidade de vivenciar o SUS de todas as maneiras, em uma das atividades, foi proposto aos versusianos procurar atendimento como usuário, objetivando que conhecêssemos o processo pelo qual o usuário passa na busca de atendimento. E também para avaliação do atendimento recebido, posteriormente. Os estudantes foram divididos em serviços e atendimentos. Em dupla, resolvemos procurar o serviço de Pronto Atendimento da cidade, pois no dia anterior, uma das versusianas, sofreu uma mordedura do cão de uma usuária, em uma vivência de visita ao serviço de internação domiciliar. Um fato importante verificado foi de que o serviço apresentou atendimento rápido, acolhedor e efetivo. Foi enfatizada a importância da vacinação e dados os encaminhamentos. Na continuidade do tratamento, que se dividiu em quatro semanas, a usuária precisou receber a vacina em outra cidade, onde foi verificado que os usuários não têm o costume de procurar atendimento nos casos de mordeduras de cães, e nem o costume da equipe em indicar vacinação nestes casos. Na discussão das vivências, foi ressaltado pelos versusianos que o atendimento recebido por cada um foi acolhedor e efetivo, sendo que em atendimento particular nem sempre somos bem atendimentos, e também existem filas para acessar alguns atendimentos. Muitas pessoas não sabem que de acordo com a Constituição Federal de 1988, Art. 196. a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido por políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. E também quanto aos princípios do SUS. Concluiu-se então a importância de medidas que informem a população quanto aos seus direitos, seu acesso ao serviço, e os diferentes atendimentos do SUS, pois nota-se que ainda é grande a idéia de que o SUS trabalha somente na cura de doenças e de que é um serviço disponível á pessoas carentes, não se tendo conhecimento dos serviços da vigilância sanitária, por exemplo.