Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VERSUS PARA DOCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DA VIVÊNCIA EM CARIRÉ-CE
Herminia Maria Ponte, Maria Gerliane Queiroz Martins, Lidyane Parente Arruda, Alicequel Ferreira Gomes de Paiva, Antônio Samuel Fernandes Rodrigues

Resumo


INTRODUÇÃO: Os estágios e vivências no SUS propiciam aos estudantes a experimentação de um novo espaço de aprendizagem, que é o cotidiano de trabalho das organizações de redes e sistemas de saúde. O trabalho na saúde é entendido como dispositivo educativo e espaço para desenvolver processos de luta dos setores no campo da saúde, possibilitando a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com as necessidades de saúde da população. Sentido a necessidade de aproximar os docentes dessa vivência no município de Sobral foi aberto edital para VERSUS para docente e discente, através do recurso da educação permanente do Estado. OBJETIVO: A Vivência-Estágio teve o objetivo de promover o encontro de estudantes de graduação de forma interdisciplinar e entre docentes e trabalhadores da área da saúde pública. Facilitar entre docentes e discentes a troca de experiência através da vivencia no sistema único de saúde. RESULTADO A vivência teve participação de três municípios, Sobral, de grande porte, Tianguá de médio porte e Cariré município de pequeno porte, onde os participantes foram distribuídos nos eixos do quadrilátero, e após vivenciarem as três realidades, as experiências foram trocadas no seminário de socialização e avaliação. A abordagem foi pautada na intercomunicação, crescimento mútuo e na troca de experiências, neste contexto visitamos o município de Cariré onde participamos da reunião do conselho, da reunião dos agentes de endemias, visita ao matadouro, reuniões como o gestor de saúde, visita ao novo hospital do município e a alguns Centros de saúde da Família Essa pratica propiciou uma relação horizonal entre estudantes e docentes, todos numa relação de descoberta e debate, aprendendo a reaprender o SUS. CONCLUSÃO: Nossa experiência no VER-SUS foi muito relevante para nos acadêmicos de enfermagem, pois foi possível compreender de forma clara e funcional a dinâmica do sistema Único de Saúde de um município de pequeno porte, possibilitando-nos vislumbrar o processo de aprimoramento de estratégias e leis para a evolução da atenção a saúde. Assim o projeto é essencial para a formação, pois contribui para um conhecimento direcionado e um pensamento reflexivo sobre a indissociabilidade de gestão, atenção, controle social e visão intersetorial na condução do Sistema Único de Saúde (SUS).