Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVENCIANDO O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ROCHEDO: VISÃO DOS ESTUDANTES DO VER-SUS
Aghlen de Souza Martins, Daniele Schleder, Carem Calixto Corrêa, Douglas Valdonado Santos, Leticia Antônio Costa, Fernando Pierette Ferrari

Resumo


Introdução A Vivência e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) é um projeto do Ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que visa à formação de profissionais da saúde comprometidos com o SUS. Estudantes da graduação de diferentes cursos da saúde puderam se inscrever para participar da Vivência, foram divididos em grupos, sendo direcionados para diferentes municípios. No Mato Grosso do Sul, os estudantes foram divididos em 18 grupos, distribuídos em 11 municípios. Cada grupo havia um facilitador, que também era estudante e orientava os trabalhos, além de intermediar o restante do grupo com a Secretaria Municipal de Saúde. Metodologia O grupo destinado ao município de Rochedo foi composto por 3 estudantes de enfermagem, 2 de fisioterapia e 1 de medicina. Os mesmos tinham um objetivo em comum de acrescentar novos conhecimentos sobre a dinâmica de funcionamento do SUS. Durante 10 dias, o grupo vivenciou a prática de vários profissionais de saúde e ao final de cada dia as experiências eram relatadas em um ambiente virtual. Nesse período, observou-se a rotina da Equipe de Saúde da Família das zonas rural e urbana, o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemia, a atuação da Secretaria e do Conselho Municipais de Saúde, o funcionamento da Vigilância Sanitária e da Unidade Mista (Hospital de Pequeno Porte e Unidade Básica de Saúde), além do convívio com a população. Resultados Durante vivência, o grupo conversou muito sobre o Sistema Único de Saúde, e a atuação de vários atores da Rede. Sendo assim, conseguiu-se construir novas ideias e aflorar o senso crítico, fazendo os alunos parte integrante da responsabilidade social como futuros profissionais e também cidadãos. Conclusão Constatou-se, após uma visão geral do Sistema Único de Saúde, e da vivência no projeto VER-SUS, a necessidade de haver uma inserção dos alunos no ambiente SUS antes de ir a campo, em aulas breves sobre o funcionamento da rede de saúde pública e os setores que atuam diretamente ou indiretamente na saúde, que serão vivenciados no município do aluno, pois se observou uma diferença na grade curricular de vários alunos, isso irá instigar os alunos a investigar o sistema na teoria e de serem críticos na prática de vivência.