Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIAS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE / VERSUS – LAGES (SC): PRÁTICAS SOCIAIS E DE SAÚDE ENTRELAÇANDO SABERES
Carlos Alberto Rodrigues Morrudo Filho, Francieli Ruppenthal Macieski, Izabella Barison Matos, Rafael Matos, Jady Mabilia

Resumo


Caracterização do Problema: Refletir acerca das implicações na educação/formação profissional quando da realização do VER­SUS Lages (SC) em 2012/1. Considerando-se a participação de estudantes de diferentes cursos de graduação e de diversas universidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina a intenção é avaliar as vivências deste VER- SUS a partir dos olhares dos participantes, numa perspectiva multiprofissional. Descrição da experiência: O VER­SUS Lages (SC) realizado de 26 de fevereiro a 03 de março de 2012, disparou diversos dispositivos com intuito de repensar a formação de discentes e docentes que atuam, ou gostariam de atuar, na área da saúde coletiva. Fizeram parte deste VER­SUS/ Lages (SC) estudantes da graduação em Biomedicina, Ciências Jurídicas,Psicologia, Enfermagem, Ciências Sociais, Farmácia, Serviço Social e Saúde Coletiva, das seguintes universidades: UNICRUZ, UFRGS, PUCRS, ULBRA e UNIPLAC. As vivências foram realizadas no SUS, nas universidades, nos espaços da comunidade, na Pastoral da saúde, junto a ONG, Fórum – Fazenda estadual, dentre outros. Após as vivências diárias eram realizadas avaliações coletivas, registros no portfólio virtual; no último dia, na avaliação final – devolutiva, com a presença da reitoria e de representantes da Secretaria da Saúde do Município – foram apresentados vídeo, expressando o aprendizado do grupo de estudantes; pôster, contendo uma mandala representativa do aporte de conhecimento proporcionado e a fala dos parceiros nas quais percebeu-se que o aprendizado ocorreu entre todos os envolvidos. Tal avaliação configurou-se como dispositivo interrogador e criativo de todo o processo de formação/educação proposto pelo VER-SUS. Efeitos alcançados: O reconhecimento da importância de trabalhar coletivamente, com diferentes áreas do conhecimento, considerando diversos saberes, sejam eles científicos/sagrados ou populares/profanos. Da relevância da troca de experiência para melhoramento dos serviços prestados na saúde, reconhecimento da convergência das diferentes áreas pensando a mesma temática, o SUS. A vivência implicou em um grande reconhecimento do trabalho de todas as equipes que proporcionaram as vivências, durante todo o período, o pós-VER-SUS resultou em uma grande interação entre os alunos participantes com o propósito de montagem de agenda para, dentre outros propósitos, a experiência realizada. Recomendações: A continuação do VER­SUS Nacional possibilitando aos estudantes - dos mais diversos cursos de graduação e de diferentes universidades do país - o exercício da experimentação e da ressignificação permanente do SUS, com intuito de melhorar os serviços e as práticas sociais e em saúde; a possibilidade de observar os êxitos e os limites dos serviços oferecidos e, assim, proporcionar a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade entre os profissionais da saúde e, para além deles, em formação.