Tamanho da fonte:
Pesquisa na Rede SUS: Análise das pesquisas realizadas a partir de Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas com o município de João Pessoa, no ano de 2011.
Resumo
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA A realização de pesquisas no Sistema Único de Saúde é um fato que antecede o próprio SUS. Seja para fundamentar e orientar ações e programas de saúde, seja como ferramenta para a aprofundamento médico-científico ou da produção de cuidado, a produção de conhecimento a partir do SUS de João Pessoa sempre foi realizado de forma aleatória, onde profissionais, gestores e usuários existiam, quase que exclusivamente, enquanto cobaias, principalmente, para instituições de ensino superior. Por isso, durante muito tempo era impossível responder: -Qual o principal local de produção de pesquisa científica à ser realizada na Rede de Serviço Escola em João Pessoa (RSEJP); -Quais os cursos de maior produção de pesquisas na REJP; -Quais os principais locais e serviços pesquisados na Rede SUS de João pessoa; -Quais os principais tipos de pesquisas realizadas. DESCRIÇÃO DA EXPERIENCIA A Política da Rede Escola se inicia em 2005, a partir de um movimento que articula o conjunto das Instituições de Ensino do município, equipe gestora da SMS, profissionais da atenção e movimento estudantil, na perspectiva de firmar parceria para constituir um espaço de aprendizagem permanente, uma “Rede de Serviço Escola”. Em 2011, essa RSEJP continua crescendo e hoje conta com seis IES (UFPB, FCM, UNIPÊ, UNPB, FESVIP e FACENE/FAMENE) e recebe estudantes e pesquisas de diversos cursos de graduação e pós-graduação em saúde, além de áreas afins, eventualmente. Dentre os produtos dessa parceria estão ás pesquisas científicas, objeto deste estudo, realizadas nos serviços de saúdes da Rede SUS João Pessoa. No ano de 2009 foi constituída a Comissão de acompanhamento de pesquisas na rede SUS de João Pessoa (CapreSUS), na época composta pelos profissionais de referência de todos os serviços e da Gerência de Educação na Saúde – GES/ SMS. Tal comissão tinha como objetivos analisar a viabilidade da pesquisa sem ferir princípios éticos e metodológicos do projeto, pactuar a forma de realização, acompanhar seu desenvolvimento, pactuar e de retorno dos resultados e realizar o registro da pesquisa. Atualmente a CapreSUS encontra-se em fase de ressignificação, com o objetivo de formular e/ou reformular arranjos que se adequem ao atual estágio da produção de conhecimento científico na RSEJP e que aprimorem e potencializem esta importante ferramenta para o desenvolvimento científico e de novas tecnologias para o cuidado em saúde. Após 6 anos de existência desta rede que integra ensino, serviço e comunidade, a realização de pesquisa em nosso equipamentos e comunidades vem amadurecendo e permitindo que possamos analisar uma parte desta produção. Nesse momento, a partir da avaliação das produções realizadas no ano de 2011, obtivemos os resultados que seguem. EFEITOS ALCANÇADOS No ano de 2011 foram realizadas 72 pesquisas nos mais variados serviços de saúde de JPA, por pesquisadores de diversos cursos e de IES, com motivações também variadas. Dessa forma, ao analisar o relatório da produção de pesquisas na RSEJP em 2011, podemos responder as questões feitas anteriormente. A produção de pesquisa no ano se mostrou maior no setor público de ensino, representado pela UFPB, que originou mais de 58% das pesquisas (42) desenvolvidas no ano. No entanto, é importante ter clareza quanto a algumas variáveis, como o volume de cursos e alunos, que se mostra bastante superior às das demais IES. A UNIPÊ respondeu por mais de 16% (12), porém, chama mais atenção o numero de projetos de outras IES, que responde por 12,5% (9). O mesmo percentual alcançado pela soma da produção da FESVIP (5), FACENE (3) e FCM (1). Quanto ao tipo de pesquisas, 48% são TCC’s de Graduação (35), 22,2% PIBIC (16), 11% Dissertações (11), Monografias de Especialização e Residência somam 8,3% (6), e pesquisas de disciplinas, de trabalhadores e teses somam 5,5% (4). Neste ponto, é impontar destacar a irrisoriedade da produção de pesquisas realizadas por profissionais do serviço, que pode, dentre outras coisas, representar o valor desta prática para egressos da academia e a dificuldade destes trabalhadores em registrar o conhecimento produzido no seu cotidiano. Quanto ao local da pesquisas, 59,7% (43) foram realizadas na Atenção Básica, o que pode ser em consequência do aumento da inserção da academia na estratégia de saúde da família. Os serviços especializados de média complexidade receberam 29,1% (21), enquanto os Hospitais 4,1% (3). Destacamos aqui, 6,9% das pesquisas realizadas, que se dedicaram a estudar a formação de diversos profissionais da saúde. A origem dos pesquisadores pode ser resumida a: - pesquisas de graduação na saúde que somam 70,8%, sendo área da enfermagem responsável por 36,1% do total (26), odontologia 13,9% (10), psicologia 7% (5) e biologia (2), educação física (2), fisioterapia (2), medicina (2) e farmácia (1) e serviço social (1) somam 13,8%. - As pesquisas de pós-graduação somam 25%, sendo 15,2% do total, dissertações (11), 6,9% especialização e residência (5) e 2% teses (2); e - Outras áreas de formação respondem por 4,1% (administração, relações publicas e estatística). RECOMENDAÇÕES Enquanto um processo em andamento, a consolidação da produção cientifica a partir da Rede de Serviço Escola no SUS de João Pessoa deve passar por avaliações sistemáticas que apontem para o aprimoramento dos fluxos que organizam a realização a sua realização desde a apresentação do projeto aos serviços de saúde. Diante disso, a partir da V Oficina da Rede Escola, realizada em novembro de 2011 com o objetivo de avaliar conjuntamente (serviço, gestão e instituições de ensino) as ações que constituem a Rede Escola em João Pessoa, foi possível apresentar alguns pontos à serem implementados e/ou aprimorados: - Criar uma plataforma virtual da REDE ESCOLA-JP que disponibilize informações e agilizem os processos de pactuação, submissão de pesquisa; O registro, análise e o acompanhamento dos projetos de pesquisa apresentados ao município de João Pessoa apresentam pequenas falhas, dentre as quais se destacam o tempo de resposta do serviço e a dificuldade de acessar aos mesmos. -Elaborar um grupo de “temas preferenciais” para a realização de pesquisas no SUS-JP; Esta poderá ser uma importante estratégia para elevar o nível e a qualidade das pesquisas realizadas na RSEJP, reduzindo a repetição de temas e apontando para as prioridades do sistema de saúde local. -Criação de “Banco de Pesquisas” realizadas no município on line. Esta estratégia tem 2 objetivos centrais: disponibilizar virtualmente os conhecimentos científicos produzidos a partir da Rede SUS de João Pessoa e, também, estimular a criatividade dos pesquisadores e reduzir a repetitividades de temas.