Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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VIVÊNCIAS DOCENTES NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA SAÚDE BUCAL EM GOIÂNIA-GO
Vânia Cristina Marcelo, Maria Goretti Queiroz, Dais Gonçalves Rocha, Maria Fátima Nunes, Tatiana Oliveira Novais, Cláudio Rodrigues Leles, Enilza Maria Paiva, Rejane Ribeiro Rotta, Sandra Bahia Reis, Érika Fernandes Soares, Maria Inêz Barbosa, Maria Inês Pinheiro

Resumo


A reorientação da formação na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação constitui um desafio na contemporaneidade. Nesse contexto e integrando o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde a Faculdade de Odontologia estabeleceu parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, visando a criação de uma agenda orientada à formação para o Sistema Único de Saúde (SUS). Inspirado no Estágio de Vivências na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Nacional, estas instituições realizaram o VER-SUS Docente - Saúde Bucal, que pretendeu contribuir para ampliar e diversificar a prática dos docentes e estudantes da UFG no SUS, mediante sensibilização e qualificação dos docentes aproximando-os da realidade dos serviços de saúde. Em diversas reuniões com os representantes das instituições parceiras foram pactuadas as responsabilidades e construídos coletivamente dois casos que conduziam a um itinerário terapêutico a ser percorrido pelos docentes, buscando uma solução possível e vivenciando a realidade do SUS. Assim, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer: a Estratégia Saúde da Família, uma maternidade municipal referência em parto humanizado, o Conselho Local de Saúde, COSEMS, Centros de Referência, as Secretarias de Saúde com suas Coordenações, Superintendências e Gerências, a Central de Regulação, Hospitais, a Central de Resgate do Corpo de Bombeiros, os Centros de Atenção Psicossocial em Saúde, entre outros locais. O maior diferencial da experiência foi que não aconteceram apenas as visitas, mas também momentos de reflexão coletiva entre docentes e técnicos do serviço com a construção do itinerário terapêutico. Alguns dos aspectos destacados pelos docentes participantes foram: possibilidades de atuação e diversificação dos cenários de prática; possíveis propostas de ensino, pesquisa e extensão de acordo com a necessidade percebida nos serviços de saúde vivenciados; desmistificação dos espaços do serviço, aproximação e maior respeito em relação aos técnicos. Percebeu-se também como um resultado positivo da utilização de metodologias ativas nesta atividade a aproximação de docentes não apenas da área de saúde coletiva, mas principalmente das áreas clínicas com o SUS, diminuindo distâncias e quebrando preconceitos.