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VIVÊNCIAS DOCENTES NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA SAÚDE BUCAL EM GOIÂNIA-GO
Resumo
A reorientação da formação na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do Ministério da Educação constitui um desafio na contemporaneidade. Nesse contexto e integrando o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde a Faculdade de Odontologia estabeleceu parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, visando a criação de uma agenda orientada à formação para o Sistema Único de Saúde (SUS). Inspirado no Estágio de Vivências na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS) Nacional, estas instituições realizaram o VER-SUS Docente - Saúde Bucal, que pretendeu contribuir para ampliar e diversificar a prática dos docentes e estudantes da UFG no SUS, mediante sensibilização e qualificação dos docentes aproximando-os da realidade dos serviços de saúde. Em diversas reuniões com os representantes das instituições parceiras foram pactuadas as responsabilidades e construídos coletivamente dois casos que conduziam a um itinerário terapêutico a ser percorrido pelos docentes, buscando uma solução possível e vivenciando a realidade do SUS. Assim, os docentes tiveram a oportunidade de conhecer: a Estratégia Saúde da Família, uma maternidade municipal referência em parto humanizado, o Conselho Local de Saúde, COSEMS, Centros de Referência, as Secretarias de Saúde com suas Coordenações, Superintendências e Gerências, a Central de Regulação, Hospitais, a Central de Resgate do Corpo de Bombeiros, os Centros de Atenção Psicossocial em Saúde, entre outros locais. O maior diferencial da experiência foi que não aconteceram apenas as visitas, mas também momentos de reflexão coletiva entre docentes e técnicos do serviço com a construção do itinerário terapêutico. Alguns dos aspectos destacados pelos docentes participantes foram: possibilidades de atuação e diversificação dos cenários de prática; possíveis propostas de ensino, pesquisa e extensão de acordo com a necessidade percebida nos serviços de saúde vivenciados; desmistificação dos espaços do serviço, aproximação e maior respeito em relação aos técnicos. Percebeu-se também como um resultado positivo da utilização de metodologias ativas nesta atividade a aproximação de docentes não apenas da área de saúde coletiva, mas principalmente das áreas clínicas com o SUS, diminuindo distâncias e quebrando preconceitos.