Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O Diário Reflexivo no contexto da Residência Multiprofissional
Denyse Telles da Cunha Lamego, Carlos Renato Alves da Silva, Alessandra Gomes Mendes, Miriam Ribeiro Calheiros, Rosa Maria de Araujo Mitre, Marcia Corrêa de Castro, Mirian Martins Gomes, Fernanda do Nacimento Maia

Resumo


O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do Instituto Nacional de Referência em Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira / FIOCRUZ, iniciado em julho de 2010, adota como metodologia de ensino-aprendizagem uma práxis reflexiva e problematizadora (Paulo Freire, 1996; Donald Schön, 2000). Busca valorizar os saberes socialmente construídos de docentes, discentes e usuários, promovendo um movimento dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer, baseado em três eixos: a) a reflexão sobre a ação; b) a reflexão-na-ação; c) a reflexão sobre a reflexão-na-ação. O diário reflexivo é um instrumento de acompanhamento da formação do discente que tem por finalidade propiciar uma reflexão crítica sistematizada do residente sobre a prática em serviço, podendo envolver aspectos específicos e gerais dessa prática observados no cotidiano do serviço/instituição (rotinas, hierarquias, relações de poder, participação dos usuários – pacientes e famílias –, relações inter-equipe e intra-equipe, rede assistencial). Esta reflexão deverá evoluir, gradativamente, buscando-se a articulação constante entre teoria e prática.O diário reflexivo é uma produção diária do residente, que deve ser entregue semanalmente aos tutores para leitura e orientação. O tutor tem com o residente um encontro semanal para discussão e devolução das questões abordadas no diário reflexivo, além de orientá-lo no desenvolvimento da capacidade de ampliar o conteúdo e o alcance das discussões, sugerindo artigos e textos acadêmicos, que possam subsidiar os temas relatados a partir da percepção do residente e da experiência diária nos serviços, valorizando-se a articulação entre eles. Ao final de cada mês, o residente deverá apresentar um relatório, sintetizando as atividades na qual esteve inserido, os principais aspectos e temas trabalhados nos diários reflexivos, e a evolução do seu aprendizado.As temáticas de interesse comum às diferentes áreas profissionais provenientes dos diários reflexivos são sugeridas em reunião mensal de tutores, onde são definidos os assuntos comuns e levantadas as bibliografias básicas de estímulo às discussões. Dentro da programação mensal são contemplados temas identificados pelos tutores assim como aqueles propostos pelos residentes. Esses temas são organizados de modo a compor as sessões semanais da atividade teórico-prática denominada Orientação de Diário Reflexivo (ODR). Esta atividade é coordenada por dois tutores, sendo obrigatória na grade de atividades teórico práticas da Residência Multiprofissional e compartilhada por residentes de primeiro e segundo anos desse programa. Também são convidados a participar os demais tutores, preceptores, profissionais de referência para a abordagem de assuntos específicos. Além disso, tem-se buscado incentivar a participação de residentes das áreas médica e de enfermagem nessa atividade.Desde a implantação do programa de Residência Multiprofissional no IFF/FIOCRUZ vários foram os assuntos discutidos nesse espaço de integração e interlocução das diferentes áreas profissionais que compõem o programa. Esses temas foram variados abordando desde questões específicas do campo da saúde a questões como relações profissionais e metodologias de ensino-aprendizagem.Podemos destacar, entre os temas abordados: Acolhimento, dentro da Política Nacional de Humanização com vistas à elaboração de estratégia de ação para melhorar o acolhimento de crianças e famílias nos processos de internação hospitalar; Redes de referência e contra-referência na atenção à criança e ao adolescente com doenças crônicas; Limites e desafios da interdisciplinaridade, enfocando as relações éticas na atenção à saúde, os campos de competências profissionais, mecanismos de proteção e promoção de qualidade de vida e sigilo profissional; Relações de trabalho (profissonal-paciente, profissional-família, tutor-residente, preceptor-residente, residente-residente); Violência contra a criança e o adolescente (processos de notificação, orientação aos profissionais de saúde, participação dos Conselhos Tutelares); Metodologias de esnino-aprendizagem na formação do profissional de saúde incluindo a Residência Multiprofissional; Desenvolvimento Infantil; Processo saúde-doença (diferença, estigma, múltiplos fatores que influenciam a saúde e a qualidade de vida); Cuidados paliativos; Aspectos epidemiológicos do adoecimento crônico na infância e adolescência no Brasil atual; Pobreza e desigualdade social; Novas configurações da família; entre outros assuntos.Como avaliação dessa metodologia de trabalho e resultados observados, podemos destacar que o Diário Reflexivo (atividade prática da Residência Multiprofissional) e a Orientação de Diário Reflexivo (atividade teórico-prática) têm se mostrado importantes recursos pedagógicos para: a) suscitar questionamentos e reflexões sobre a inserção do profissional de saúde no campo assistencial, bem como sobre os problemas, impasses e dificuldades que o profissional de saúde/residente enfrenta no dia-a-dia; b) promover a articulação entre diferentes áreas profissionais a partir da troca de experiências e, principalmente, da construção compartilhada de estratégias de ação voltadas para a atenção integral à criança e ao adolescente cronicamente adoecido; c) explorar e conhecer as interfaces possíveis entre os profissionais envolvidos nesse campo de atenção; d) identificar novos campos de competência e de intervenção orientados pelo conceito da interdisciplinaridade; e) mobilizar as equipes de saúde (staffs e alunos) para a revisão constante de suas condutas/procedimentos e, até mesmo, dos processos de trabalho no hospital. Observamos, ainda, que essas atividades exigem tanto dos residentes quanto dos tutores e preceptores um grande investimento de tempo, curiosidade, disponibilidade e interesse acerca das questões originadas do próprio cotidiano do serviço, pois mantêm vivos o estímulo às discussões e a busca constante pelo aprimoramento do saber/fazer compartilhado.Essa metodologia trabalho estimula, portanto, a criatividade, a criticidade, a ética e o respeito aos diferentes saberes e campos de saber, estabelecendo-se a integração e a troca de experiências entre profissionais e usuários, em um universo de cenários teóricos e práticos de aprendizagem diversificados, que promovam o conhecimento das diferentes dimensões que caracterizam a atenção em saúde ao doente cronicamente adoecido, com potencial para tornar o residente cada vez mais seguro do seu próprio desempenho.