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O Diário Reflexivo no contexto da Residência Multiprofissional
Resumo
O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente Cronicamente Adoecidos do Instituto Nacional de Referência em Saúde da Criança, da Mulher e do Adolescente Fernandes Figueira / FIOCRUZ, iniciado em julho de 2010, adota como metodologia de ensino-aprendizagem uma práxis reflexiva e problematizadora (Paulo Freire, 1996; Donald Schön, 2000). Busca valorizar os saberes socialmente construídos de docentes, discentes e usuários, promovendo um movimento dialético entre o fazer e o pensar sobre o fazer, baseado em três eixos: a) a reflexão sobre a ação; b) a reflexão-na-ação; c) a reflexão sobre a reflexão-na-ação. O diário reflexivo é um instrumento de acompanhamento da formação do discente que tem por finalidade propiciar uma reflexão crítica sistematizada do residente sobre a prática em serviço, podendo envolver aspectos específicos e gerais dessa prática observados no cotidiano do serviço/instituição (rotinas, hierarquias, relações de poder, participação dos usuários – pacientes e famílias –, relações inter-equipe e intra-equipe, rede assistencial). Esta reflexão deverá evoluir, gradativamente, buscando-se a articulação constante entre teoria e prática.O diário reflexivo é uma produção diária do residente, que deve ser entregue semanalmente aos tutores para leitura e orientação. O tutor tem com o residente um encontro semanal para discussão e devolução das questões abordadas no diário reflexivo, além de orientá-lo no desenvolvimento da capacidade de ampliar o conteúdo e o alcance das discussões, sugerindo artigos e textos acadêmicos, que possam subsidiar os temas relatados a partir da percepção do residente e da experiência diária nos serviços, valorizando-se a articulação entre eles. Ao final de cada mês, o residente deverá apresentar um relatório, sintetizando as atividades na qual esteve inserido, os principais aspectos e temas trabalhados nos diários reflexivos, e a evolução do seu aprendizado.As temáticas de interesse comum às diferentes áreas profissionais provenientes dos diários reflexivos são sugeridas em reunião mensal de tutores, onde são definidos os assuntos comuns e levantadas as bibliografias básicas de estímulo às discussões. Dentro da programação mensal são contemplados temas identificados pelos tutores assim como aqueles propostos pelos residentes. Esses temas são organizados de modo a compor as sessões semanais da atividade teórico-prática denominada Orientação de Diário Reflexivo (ODR). Esta atividade é coordenada por dois tutores, sendo obrigatória na grade de atividades teórico práticas da Residência Multiprofissional e compartilhada por residentes de primeiro e segundo anos desse programa. Também são convidados a participar os demais tutores, preceptores, profissionais de referência para a abordagem de assuntos específicos. Além disso, tem-se buscado incentivar a participação de residentes das áreas médica e de enfermagem nessa atividade.Desde a implantação do programa de Residência Multiprofissional no IFF/FIOCRUZ vários foram os assuntos discutidos nesse espaço de integração e interlocução das diferentes áreas profissionais que compõem o programa. Esses temas foram variados abordando desde questões específicas do campo da saúde a questões como relações profissionais e metodologias de ensino-aprendizagem.Podemos destacar, entre os temas abordados: Acolhimento, dentro da Política Nacional de Humanização com vistas à elaboração de estratégia de ação para melhorar o acolhimento de crianças e famílias nos processos de internação hospitalar; Redes de referência e contra-referência na atenção à criança e ao adolescente com doenças crônicas; Limites e desafios da interdisciplinaridade, enfocando as relações éticas na atenção à saúde, os campos de competências profissionais, mecanismos de proteção e promoção de qualidade de vida e sigilo profissional; Relações de trabalho (profissonal-paciente, profissional-família, tutor-residente, preceptor-residente, residente-residente); Violência contra a criança e o adolescente (processos de notificação, orientação aos profissionais de saúde, participação dos Conselhos Tutelares); Metodologias de esnino-aprendizagem na formação do profissional de saúde incluindo a Residência Multiprofissional; Desenvolvimento Infantil; Processo saúde-doença (diferença, estigma, múltiplos fatores que influenciam a saúde e a qualidade de vida); Cuidados paliativos; Aspectos epidemiológicos do adoecimento crônico na infância e adolescência no Brasil atual; Pobreza e desigualdade social; Novas configurações da família; entre outros assuntos.Como avaliação dessa metodologia de trabalho e resultados observados, podemos destacar que o Diário Reflexivo (atividade prática da Residência Multiprofissional) e a Orientação de Diário Reflexivo (atividade teórico-prática) têm se mostrado importantes recursos pedagógicos para: a) suscitar questionamentos e reflexões sobre a inserção do profissional de saúde no campo assistencial, bem como sobre os problemas, impasses e dificuldades que o profissional de saúde/residente enfrenta no dia-a-dia; b) promover a articulação entre diferentes áreas profissionais a partir da troca de experiências e, principalmente, da construção compartilhada de estratégias de ação voltadas para a atenção integral à criança e ao adolescente cronicamente adoecido; c) explorar e conhecer as interfaces possíveis entre os profissionais envolvidos nesse campo de atenção; d) identificar novos campos de competência e de intervenção orientados pelo conceito da interdisciplinaridade; e) mobilizar as equipes de saúde (staffs e alunos) para a revisão constante de suas condutas/procedimentos e, até mesmo, dos processos de trabalho no hospital. Observamos, ainda, que essas atividades exigem tanto dos residentes quanto dos tutores e preceptores um grande investimento de tempo, curiosidade, disponibilidade e interesse acerca das questões originadas do próprio cotidiano do serviço, pois mantêm vivos o estímulo às discussões e a busca constante pelo aprimoramento do saber/fazer compartilhado.Essa metodologia trabalho estimula, portanto, a criatividade, a criticidade, a ética e o respeito aos diferentes saberes e campos de saber, estabelecendo-se a integração e a troca de experiências entre profissionais e usuários, em um universo de cenários teóricos e práticos de aprendizagem diversificados, que promovam o conhecimento das diferentes dimensões que caracterizam a atenção em saúde ao doente cronicamente adoecido, com potencial para tornar o residente cada vez mais seguro do seu próprio desempenho.