Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE E AÇÕES EDUCATIVO-REFLEXIVAS: O CASO DA PARCERIA COM O PROJETO CATADORES
Marthina Alice Gressler

Resumo


O Projeto “Capacitação e assessoria para a organização do trabalho na Cooperativa dos Catadores de Santa Cruz do Sul, junto à Usina Municipal de Triagem de Resíduos Sólidos Urbanos”, denominado informalmente de “Projeto Catadores”, é uma parceria entre acadêmicos, docentes e técnicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com a Cooperativa dos Catadores de Santa Cruz do Sul/RS. As atividades na usina de triagem de resíduos sólidos são estruturadas em três eixos, os quais abordam a qualificação dos processos de trabalho, a otimização da organização da produção e uso de equipamentos e o cooperativismo, a identidade cultural e a qualificação na participação de redes sociais. Em equipes multidisciplinares, são desenvolvidas atividades relacionadas às áreas da contabilidade, administração, engenharia, psicologia, sociologia, demais cursos da área da saúde, entre outros. Os trabalhadores são em número de vinte e oito, trabalhando em diversas funções para suprir as necessidades dentro da usina, sendo que a maioria deles trabalha na esteira de triagem do material recebido; os demais exercem funções nas prensas hidráulicas, nas balanças, como vigias e demais atividades. Há dois galpões na usina, um deles possui a esteira de triagem e, no outro, a separação do lixo ocorre no chão do ginásio. O material separado é, então, prensado e preparado para ser revendido. O restante do lixo, que não pode ser aproveitado, é levado por caminhões até um aterro sanitário. Os resíduos recebidos na Usina são provenientes da coleta realizada pelo município, sendo aproximadamente 10 toneladas de lixo sólido recebidos por dia na usina. O município não conta com coleta seletiva dos resíduos, logo, esse total inclui resíduos orgânicos, provindos da não separação do lixo no município. O montante de lixo recebido por dia passa por uma esteira de triagem, na qual os objetos são classificados manualmente conforme sua composição química (matéria orgânica, papel, papelão, plástico rígido e maleável, pet, metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, vidro, madeira, borracha, couro, panos/trapos, ossos, cerâmicas e agregado fino), oportunizando melhor aproveitamento. Na área da saúde especificamente, as atividades programadas têm como cenário de aprendizagem os serviços de Vigilância em Saúde e são desenvolvidas por tutores, preceptores e bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET)/Vigilância em Saúde realizando atividades semanais sobre temas relacionados à saúde. Estas ações objetivam a promoção e cuidados em saúde, orientando-os sobre doenças veiculadas pelo lixo, equipamentos de segurança no trabalho, higiene pessoal e bucal, saúde da mulher, vacinação e cuidados alimentares. As ações consistem na realização de rodas de conversas no período de intervalo do trabalho no turno da tarde, no próprio local de trabalho dos catadores. Nesse cenário realizam-se atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre as quais se registram capacitações dos integrantes do “Projeto Catadores” por meio de metodologias ativas de aprendizagem, para consolidação do processo de educação no trabalho, fortalecendo a integração ensino-serviço. Ainda, há inserção dos estudantes e bolsistas na realidade local de saúde, promovendo o desenvolvimento do compromisso com a formação acadêmica de qualidade, ética e cidadã e a integração das equipes em atividades coletivas interdisciplinares que visem à interação dos acadêmicos e os profissionais da rede de serviços com a comunidade. Em relação à saúde dos trabalhadores ali alocados, nota-se que não é preconizado entre eles o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Como o Projeto Catadores é amplo e amparado por diversas esferas do conhecimento, houve uma doação de equipamentos de proteção individual de empresas locais para os trabalhadores da Usina, sendo que o momento da doação foi acompanhado por integrantes do PET Vigilância, que orientaram os trabalhadores sobre a importância dos equipamentos, uso correto e esclarecimento de dúvidas advindas dos trabalhadores. Em uma das rodas de conversa realizada, a equipe do PET abordou o tema saúde da mulher com questões referentes a planejamento familiar, métodos anticoncepcionais e prevenção do câncer de colo uterino, considerando o grande quantitativo de trabalhadoras na usina. Houve grande interesse dos trabalhadores sobre o tema e as dúvidas foram esclarecidas pelos bolsistas e por uma preceptora. Sabe-se que a exposição da saúde humana e ambiental aos agentes danosos a partir dos lixões pode ocorrer por três vias principais: ocupacional, ambiental e alimentar. A via ocupacional está relacionada à manipulação pelos profissionais, de substâncias consideradas perigosas sem nenhuma proteção; a via ambiental caracteriza-se pela dispersão dos agentes contaminadores pelo ar; e a via alimentar, caracterizada pela contaminação dos catadores ou residentes próximos aos lixões decorrente da ingestão de restos de comida ou medicamentos. A interação entre alunos, profissionais de saúde e comunidade, bem como a abordagem à família, durante o pro­cesso de orientação deve ser enfatizada para assegurar assistência integral e eficiente. O estabelecimento de novas dimensões, como enfoque no indivíduo previamente saudável e orientação para a comunidade nos serviços de atenção primária, faz-se, portanto, necessário para promover mudanças na qualidade e refor­çar o compromisso e o envolvimento entre profissionais de saúde, indivíduo, família e comunidade. Considerando o universitário da área de saúde como futuro prestador de cuidados à comunidade, é imprescindível que ele tenha conhecimentos acerca de doenças prevalentes relacionadas ao trabalho e suas formas de prevenção, como meio de desenvolver uma consciência crítica sobre suas atitudes. Os trabalhadores se mostraram receptivos e participativos, reconhecendo a importância do projeto e apoiando sua continuidade. Essa atividade acrescentou aos bolsistas do PET, aprendizado e reflexões sobre reciprocidade em ações em saúde, frente a múltiplas realidades sociais. Os resultados dessas ações somam-se a outras para o desenvolvimento do protagonismo dos catadores, proporcionando conhecimentos que contribuem para o espírito de cooperação e sentimento de responsabilidade e pertencimento, por parte dos cooperativados, bem como para a prevenção de doenças e de acidentes de trabalho e formação de multiplicadores dessas informações. Por fim, o “Projeto Catadores” significa o desenvolvimento dos estudantes, preceptores e docentes para uma atitude crítico-reflexiva sobre o processo de aprendizagem no trabalho, por meio do desenvolvimento de ações voltadas para a preparação dos estudantes para atuar no seu futuro campo profissional de acordo com as reais necessidades da população e para o fortalecimento da perspectiva da vigilância em saúde no âmbito do SUS.