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AÇÕES DE UMA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA ESCOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Caracterização do Problema: A promoção de saúde e a prevenção de doenças bucais produzem estratégias motivacionais simples, de baixo custo, ideal para o trabalho da equipe de saúde bucal. O projeto pretende demonstrar o plano de intervenção desenvolvido com escolares da área de abrangência do CSF Juvenal Batista, bairro Quedas do Palmital. Descrição da experiência: No território existe a Escola Municipal Mirian Meyer com 395 crianças entre 5 a 14 anos e a creche Pequeno Pensador com 102 crianças de 1 a 4 anos de idade. A equipe de saúde bucal é composta por uma cirurgiã-dentista e uma auxiliar de saúde bucal. As atividades são desenvolvidas nas instalações físicas da escola e da creche. A equipe faz anualmente o reconhecimento prévio da situação de saúde bucal de todas as crianças matriculadas. São feitas listagens com o nome e série da criança. A partir deste levantamento epidemiológico são definidas as etapas de ações preventivas, educativas, fluorterápicas e curativas. Efeitos alcançados: As ações da equipe de saúde bucal visam a melhoria das condições de saúde bucal e a facilitar o acesso ao tratamento na unidade de saúde. A escovação supervisionada e a orientação são recursos que modificam e criam hábitos saudáveis. Assim, menos recursos e tempo são desperdiçados e ampliar-se o grupo beneficiado. A aplicação do projeto é simples, de fácil execução e de custo reduzido. Portanto, a partir desta experiência temos uma mudança estrutural da organização do serviço, pois incorporamos ações que promovem saúde da população de escolares. Propõem-se mecanismos que ampliem as ações e viabilizem mudanças no perfil epidemiológico destes pacientes. O desafio de operacionalizar as atividades foi vencido através do incentivo da gestão e o empenho da equipe de saúde bucal. Recomendações: A realização de atividades no espaço de estudo mostrou-se positiva, pois consegue alcançar a maior parte da população da faixa etária de 3 a 14 anos, ressaltando-se que a escola é um ambiente social propício para o desenvolvimento de programas de saúde e medidas preventivas. Para que as atividades desenvolvidas se tornassem duradouras, foi fundamental o estabelecimento da parceria entre o setor da saúde e o da educação. Obteve-se uma colaboração das gestoras da educação o que facilitou o desenvolvimento das ações programadas. Deste modo, menos recursos e tempo são desperdiçados e amplia-se o grupo beneficiado.