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Inovações no setor público: desafios da co-gestão
Resumo
As mudanças na organização nem sempre são interpretadas como a melhor forma de solução dos problemas ou criação de novas oportunidades pelos trabalhadores. Como mobilizar e envolver os trabalhadores no processo de gestão dos serviços públicos para que não ocorra descontinuidade e seja possível a co-responsabilização entre gestores e trabalhadores enquanto atores deste processo de inovação na gestão pública? Por meio do estudo de caso de uma experiência de gestão colegiada em um serviço de saúde pública municipal, utilizando a observação direta, foram reunidas informações importantes para a contextualização e análise desta unidade permitindo conhecer a organização administrativa e os processos de trabalho, exemplificando uma forma de co-gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de uma política pública. As discussões de trabalho são realizadas por meio de colegiado gestor, que reúne-se quinzenalmente, sendo observado grande mobilização dos trabalhadores participantes do colegiado em elaborar nas reuniões e aplicar um instrumento de pesquisa para diagnóstico do local de trabalho. A Política Nacional de Humanização (PNH), com suas diretrizes, orienta o processo de inovação na gestão e na assistência no âmbito do SUS, em uma gestão na qual os trabalhadores sejam co-participantes das decisões. Foi observado que a PNH forneceu diretrizes para os trabalhadores promovendo a valorização do processo coletivo. As ações gerenciais necessitam ser baseadas em mudanças, considerando a dinamicidade do setor. Os diagnósticos subsidiam as ações de planejamento no local de trabalho e é necessário o envolvimento dos indivíduos que prestam o atendimento à população nas ações de planejamento e de gestão participativa, para diminuir as resistências às mudanças. Acredita-se, com as observações realizadas, que vencidas as barreiras culturais, a adesão acontece de forma gradativa. A experiência de co-gestão oportuniza os processos coletivos, responsabiliza os trabalhadores e gestores e proporciona mudanças nos processos de trabalho. A estratégia de envolver trabalhadores nas discussões e nas decisões sobre os modos de realizar o processo de trabalho, por meio de reuniões colegiadas, demonstrou ser uma estratégia que colaborou para o envolvimento dos trabalhadores na gestão do setor de saúde pública. Desta forma, a co-gestão aponta um caminho positivo para mudanças e inovações no serviço público, propiciando comportamentos proativos e a continuidade no serviço prestado.