Tamanho da fonte:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA PET- SAÚDE
Resumo
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: A iniciativa do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- SAÚDE) promove novas práticas na Atenção Primária à Saúde (APS), por meio da inserção dos estudantes nas Unidades de Saúde da Família (USF), o que estimula a novas experiências e troca de conhecimentos, com vista à formação de profissionais de saúde com o perfil mais adequado para atender às necessidades do Sistema Único de Saúde. DESCRIÇÃO METODOLÓGICA: As ações de promoção e prevenção à saúde com caráter interdisciplinar, envolvendo profissionais da equipe, internos de medicina e os estudantes do PET- Saúde, foram desenvolvidas na Creche Maria de Lourdes de Brandão, localizada no território de abrangência da USF Nova Esperança, João Pessoa-PB. Atualmente, o local possui 65 crianças matriculadas com idade entre 2 e 6 anos e conta com um quadro de 10 funcionários. Inicialmente, foi realizada uma avaliação dermatológica de todas as crianças com a finalidade de detectar lesões de pele. Das 55 crianças avaliadas no dia, 21 apresentaram uma dermatose causada por agente bacteriano, viral, fúngico ou ectoparasito. Na ocasião, as medicações foram distribuídas e orientações foram feitas quanto ao tratamento e aos cuidados de higiene em ambiente coletivo. Em seguida, realizou-se uma reunião com as mães e os profissionais para mostrar os resultados e abordar o tratamento, forma de transmissão, cuidados de higiene individual e coletiva. Por fim, a última etapa consistiu de uma avaliação das condições de saúde dos profissionais da escola. EFEITOS ALCANÇADOS: Através de um trabalho multiprofissional, com ênfase na atenção integral à saúde, foram desenvolvidas práticas educativas em saúde na escola, visando melhorar a condição de saúde daquelas crianças e profissionais. A troca de experiências e o diálogo nos aproximaram da realidade da interdisciplinaridade e intersetorialidade no ambiente da APS. Confrontados com a realidade, ato de aprender e produzir conhecimentos foram intensificados mediante uma experiência prática, gerando um impacto importante para equipe, comunidade e estudantes. RECOMENDAÇÕES: A ação permitiu intervir no processo de saúde-doença e possibilitou constatar que a Educação em Saúde, com abordagens intersetorias e interdisciplinares, é um instrumento importante na construção da integralidade do cuidado, responsabilidade e trabalho em equipe e adoção de novos hábitos de vida pela população.