Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
Experiências vivenciadas no Programa Saúde na Escola no Município de São João de Meriti Rio de Janeiro. Junho de 2011.
Moreira Leandro Arantes Moreira

Resumo


A Estratégia Saúde da Família do Município de São João de Meriti nos bairros de Vila Norma e Vila Jurandir apresentou nos meses de abril a junho de 2011 atividades de cunho educativo nas escolas Municipais Iracema Campos, Paul Jean, Charles de Gaulle. Essas atividades estão compreendidas nos pilares da atenção primária a saúde que são: promoção, prevenção e recuperação da saúde. Adotamos como 2ª fase do processo ações de educação em saúde com o propósito de prevenir e educar a população envolvida, estimulando a mudança de seus hábitos de vida através de estratégias alternativas como teatro de fantoches, dramatizações, jograis, rap entre outras atividades. Lembrando que a primeira fase era a construção coletiva com os profissionais da educação das referidas escolas das necessidades prioritárias de atenção para esse público escolar. Construímos então dentro das necessidades das comunidades escolares os temas que seriam abordados nas atividades lúdico-educativas. Os temas abordados foram: saúde bucal, hábitos saudáveis, acidentes domésticos, sexualidade, bulling, gravidez na adolescência , gentileza gera gentileza e álcool e drogas. Realizar ações de educação em saúde de forma lúdica nas comunidades escolares da baixada fluminense, com o propósito de prevenir e educar a população envolvida, estimulando a mudança de seus hábitos de vida através de estratégias alternativas. Adotamos como metodologia o Construtivismo, frente de trabalho onde o sujeito traz um conhecimento sobre o objeto em sua passagem histórica. A partir do conhecimento já existente na comunidade, levantamos as palavras estímulos ( Key works) para verificar o nível de coletivo de conhecimento. Posteriormente, levantamos o material necessário para a pesquisa (cartazes, revistas, livros, jornais, biblioteca virtual de saúde, entre outros) e viver o conhecimento existente. Numa segunda etapa, enveredamos para a construção de um texto, envolvendo as questões tendo como ação a lingüística e pensando no seu conteúdo e personagens. A terceira etapa, foi a construção do roteiro, da história dos conteúdos e personagens construídos coletivamente e a apresentação ao público. As atividades obedeceram através de agendamento prévio, respeitando a organização do cotidiano das instituições de ensino envolvidas. As atividades lúdicas tiveram como resultados a participação ativa da comunidade escolar que mostrou que devemos envolver mais “agentes de saúde/alunos-atores” na modalidade de atividades desenvolvidas, bem como fortalecer trabalhos já existentes, uma vez que a linguagem artística simples, permite a decodificação fácil e a penetração direta pelo povo, pela própria platéia. Uma vez que o teatro de bonecos, animação, ou melhor, o elemento boneco/animação assume um papel importante na transmissão de informação em todas as comunidades, e que o projeto foi aceito como mais um instrumento de comunicação junto à sociedade.