Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Roda de Gestão: Espaço para (Re) Conhecer as Necessidades de Saúde da População de um Território.
Roberta Georgia Sousa Santos, Juliana Rodrigues, Florence Romijn Tocantins

Resumo


Introdução O presente estudo aborda a experiência profissional da atuação como apoio técnico de gestão em saúde no departamento de estratégia de saúde da família em um município do estado do Rio de Janeiro. As necessidades de saúde são definidas pelos integrantes das equipes de saúde e pela população usuária dos serviços, essas necessidades podem ser de promoção da saúde, de prevenção de doenças e podem ou não ser percebidas pelos profissionais da equipe. Como estratégia de alcançar as necessidades de saúde da população através da percepção dos profissionais das equipes de saúde deste território, foram realizadas rodas de gestão, método Paidéia cujas abordagens envolvem no exercício da experiência dimensões administrativas, pedagógicas, políticas e terapêuticas. Objetivo descrever a experiência da utilização da roda de gestão como instrumento para identificação das necessidades em saúde da população de um território. Método Este estudo relata a experiência da realização de rodas de gestão realizadas durante um ano, mensalmente. Participaram destas rodas a técnica de gestão em saúde responsável pelo território, representante técnico de nível superior da área da saúde e um representante administrativo das unidades de saúde. Resultado Dentre as questões apontadas como as mais recorrentes surgiram: descompasso entre resultados laboratoriais e agendamento de consultas, insatisfação dos usuários quanto a espera para a consulta profissional, solicitação de atendimento domiciliar para além do território, falta de assiduidade de profissional de nível superior, não disponibilização de medicamentos previstos em ações programáticas e o grande quantitativo de idosos com dependência física e social no território. Conclusão As rodas de gestão possibilitaram a construção do atuar, conhecer e realizar, que devem ser tratados em um processo constante e assim construir através da troca de experiências vividas pelos profissionais, estratégias e ações para o enfrentamento das situações detectadas. Os resultados destas rodas contribuem para o planejamento de ações junto aos usuários ou a equipe de saúde de forma consciente e direcionada às necessidades específicas do território em busca de um planejamento pautado nas relações dialógicas que proporcionem o desenvolvimento da área. Considerando a proposta de realização da roda de gestão para o futuro, é importante relevar a participação dos usuários, como estratégia fundamental para captar as necessidades de saúde da população.