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O PROGRAMA “SAÚDE NA ESCOLA” NA BUSCA DO EMPODERAMENTO E EMANCIPAÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES ESCOLARES
Resumo
Apesar dos avanços científicos e tecnológicos, a falta de informação sobre saúde para o público dos adolescentes ainda é insuficiente e suas repercussões nas estatísticas de morbimortalidade nesta faixa específica de idade causam intensa inquietação na humanidade. Diante dessa realidade, alunos e professores da UFSJ estão desenvolvendo o Programa de Extensão Universitária “Saúde na Escola”, junto a adolescentes do primeiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Divinópolis-MG. O Programa baseia-se em encontros presenciais mensais onde são abordados temas específicos de interesse dessa faixa etária, como: violência, drogas, bulimia, anorexia, sexualidade, relação com pais e escola, influência do grupo, gravidez na adolescência, dentre outros. Nos encontros presencias os temas são preparados por meio da abordagem de imagens, com uso de brincadeiras e dinâmicas. O objetivo é empoderar os estudantes visando contribuir para um comportamento e estilo de vida saudáveis. O programa beneficia diretamente 35 adolescentes nessa primeira fase, com pretensão de expansão para outras turmas da escola. As atividades presenciais são complementadas com o uso de tecnologias da informação e comunicação advindas da parceria com outro projeto de extensão intitulado “Uso de tecnologias da informação e comunicação na educação em saúde de adolescentes na escola” que prevê a produção de um software educativo, além do acompanhamento virtual do processo de aprendizagem. Os resultados obtidos até o momento já são surpreendentes e podem ser vistos por meio das manifestações físicas e emocionais dos envolvidos, começando pelo brilho nos seus olhos e terminando na recuperação e elevação da auto-estima dos adolescentes. As atividades do Programa estimulam os jovens nas capacidades de liderança, sociabilidade, competências e habilidades, resultando no empoderamento e na emancipação dessas pessoas e no desenvolvimento da comunidade onde estão inseridos.