Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Projeto Casulo: atividades realizadas em creches do município de Salvador – BA pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família durante o ano de 2011
Nina Morais, Kelly Morais, Lívia Fernandes, Solon Fontes

Resumo


A creche configura-se como um espaço de cuidado, educação e convivência de crianças em idade pré-escolar e funciona como alternativa para pais que não dispõem de tempo e que necessitam se inserir no mercado de trabalho. Assim, pautado no compromisso sanitário e social que fundamenta as atividades do Complexo Comunitário Vida Plena (unidade docente assistencial localizada no bairro Pau da Lima, Salvador – BA) e através da necessidade de proporcionar às creches um investimento na qualidade da assistência integral à criança, surge o Projeto Casulo. Este funciona dentro da perspectiva da Estratégia de Saúde da Família e trabalha com vistas à prevenção de doenças e promoção da saúde em quatro creches da área adscrita à Unidade, sensibilizando a população alvo para adoção de hábitos saudáveis; orientando e propondo melhorias sanitárias e ecológicas nas creches; realizando ações para aprimoramento da interação entre creches, pais e comunidade; e realizando acompanhamento das crianças na atenção básica e nos seus espaços educativos. Em 2011 o Projeto Casulo contou com uma equipe multiprofissional composta de residentes em saúde da família com formação em enfermagem, nutrição, odontologia e psicologia; graduandos de medicina e um coordenador médico neuropediatra, os quais realizaram, em conjunto, atividades de Educação em Saúde; Educação Permanente; Intervenções e Avaliações nas creches; além de atividades com Pais e Cuidadores. Estas atividades priorizaram a faixa etária infantil de 0 a 5 anos de maior vulnerabilidade e a execução do trabalho durante o ano aconteceu a partir da confecção de um cronograma, no qual foram programadas e realizadas ações por categoria profissional e ações interdisciplinares na busca de ampliar os conhecimentos específicos e aprimorar o trabalho em equipe. Destaca-se a importância da utilização da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem e de metodologias diferenciadas a cada novo encontro. Dessa forma a experiência tem contribuído para o crescimento da equipe e das creches, incluindo crianças, educadoras, pais e responsáveis, e tem possibilitado aos envolvidos repensar o espaço da creche não só como um lugar onde as crianças passam uma parte do dia, mas sim como um espaço que contribui para o seu aprendizado.