Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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TEATRO POPULAR EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Camila Negreiro Dias, Manoel Guedes Almeida

Resumo


Camila Negreiro Dias Manoel Guedes de Almeida CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA De 2007 a 2010, foram notificados 312.447 casos de Doenças Diarréicas Agudas (DDA) no Piauí. Em relação à estimativa de incidência por faixa etária, no ano de 2010 os jovens de 0 a 4 anos foram os mais atingidos, relacionando-se a fatores sociais e econômicos extrínsecos e características próprias do desenvolvimento cognitivo do grupo. Por isso, fazem-se necessárias atividades em educação em saúde para além do foco sanitarista com crianças e familiares próximos, principalmente em áreas sem saneamento básico e com baixo nível de instrução, orientando sobre medidas simples que contribuam para o processo de higienização. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Experiência extensionista multidisciplinar realizada no povoado Ladeira de Terra (Teresina-PI). Após visitas sistemáticas com reconhecimento e formação de vinculo com o território, houve reunião entre alunos e líderes comunitários com o objetivo de observar os problemas locais e propor soluções, sendo a higiene foi um tema recorrente. Logo, elaborou-se materiais educativos postos em rodas de conversas e grupos de discussão de modo a se dialogar saberes científicos e populares. Este trabalho, todavia, pontua-se nos efeitos da técnica de lavagem das mãos em crianças. Optou-se, então, por uma peça teatral interativa como ferramenta, onde pais, estudantes e crianças construíram roteiro e compuseram o roll de atores, que fora posteriormente apresentada à comunidade. Assim, o objetivo de criação de vinculo simbólico entre comunidade e estudantes virtualmente capaz de modular valores em via dupla seria mais facilmente alcançado. EFEITOS ALCANÇADOS As crianças demonstraram interesse acentuado pela proposta, mostrando-se capazes de internalizar as informações e sensibilidades postas e repassá-las a outros na comunidade. Por outro lado, os estudantes mostraram-se sensibilizados com a causa, o que, na perspectiva de Almeida (2012), pode ser entendido como a germinação do vínculo entre as partes, modulador de ações futuras. RECOMENDAÇÕES Uma maior articulação da comunidade na luta por seus direitos cívicos, como lazer, educação e saneamento é imperativa. Por outro lado, cabe aos estudantes percebê-la em sua concepção sócio-cultural ampla. Uma maior inserção do estudante na comunidade converge para o vínculo necessário à práticas em saúde que reverberam em mudanças de comportamento e se refletem na epidemiologia local.