Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Treinamento Introdutório da Estratégia de Saúde da Família para Agentes Comunitários de Saúde da AP 5.3 - Rio de Janeiro
Gabriela Almeida Munoz, Ana Conceição Rocha Silva

Resumo


Este estudo é produto de três grupos de trabalho com carga horária de 40 horas, realizados no ano de 2008, para Agentes Comunitários de Saúde da SMSDC RIO. Teve como objetivo construir um processo de aprendizagem, trocando e compartilhando experiências, através de diferentes vivências e conhecimentos, para gerar, no indivíduo, uma ação-reflexão-ação da realidade, trazendo elementos sociológicos e antropológicos, a fim de aproximar a prática profissional dos objetivos a que se propõe a Estratégia de Saúde da Família. Após realizar ambientação em três unidades de PSF: Cattapreta, Ruy da Costa Leite e Emydio Cabral, sentem a necessidade de avaliar o impacto causado pelo introdutório no processo de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Desta forma avaliamos: - Os conteúdos apresentados foram de fácil entendimento; - De que forma ocorreu a construção de novos conceitos; - Se contribuiu para o desenvolvimento profissional. Foi utilizado questionário com 09 questões avaliadas de forma qualitativa, usando as seguintes variáveis: (01) insatisfatório (02) regular (03) satisfatório e (04) excelente e uma com informação do nível de escolaridade para 69 Agentes Comunitários de Saúde). Os resultados alcançados no introdutório realizado na AP 5.3, com os Agentes Comunitários de Saúde do PSF: Ruy da Costa Leite; Emydio Cabral e Cattapreta demonstraram o seguinte: Nível de escolaridade: 2,90% possuem o 1° grau completo; 11,59% o 2° incompleto; 63,77 possuem o 2° grau completo; 17,39% possuem o 3° grau incompleto e 4,35% o 3°grau completo. Os conteúdos apresentados foram de fácil entendimento, 47,82% excelentes; 44,93% satisfatórios; 7,25% regulares. A construção de novos conceitos ocorreu de forma insatisfatória para 1,45% dos agentes; regular para 8,70%; satisfatória para 52,17%; excelente para 33,33% e 4,35% não responderam. Contribuiu para o desenvolvimento profissional: 1,45% insatisfatório; 10,14% regulares; 31,88% satisfatório; excelente para 55,07 e 1,45% não responderam a questão. Alguns comentários traduzem os resultados alcançados: - “Introdutório foi muito bem elaborado, ficando claro os objetivos, o aprendizado e a aplicação na prática”;- “Os conteúdos apresentados são de muita importância para o dia a dia de um ACS”;- “O introdutório serviu para o crescimento e desenvolvimento pessoal de cada um”. Concluímos que a avaliação do introdutório inovou a forma que vem sendo realizado, atingiu os objetivos propostos, contribuiu assim para o desenvolvimento profissional.