Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A CONSTRUÇÃO CURRICULAR COLETIVA PARA A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR COMPETÊNCIAS: o eixo rede de cuidados a saúde da mulher e da criança
Ana Paula Vieira dos Santos Esteves, Suzelaine Tanji, Jonas Leite Júnior, Emilene Pereira de Almeida, André Luiz Chagas de Araújo, Gleyce Padrão de Oliveira

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: As atuais políticas nacionais de saúde e de educação apontam para a necessidade de mudanças nos processos de formação profissional, e propõe um novo perfil profissional alicerçado no desenvolvimento e na avaliação de competências. Orientado pelas novas diretrizes curriculares, o Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), iniciou a implementação do novo currículo a partir de janeiro de 2007, que tem como característica fundamental de ser um currículo integrado, onde os conteúdos curriculares se entrelaçam, em uma mesma ordem em um mesmo momento. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: Em 2009, chegamos ao 5º período, onde nosso eixo de conhecimento versava sobre a saúde da mulher e da criança. Tendo em vista a necessidade de estruturar o período e, pautado na nova proposta pedagógica, tínhamos que construir as competências que iriam direcionar - orientar a construção de conhecimento deste referido período. Esta construção constituiu-se numa desafiante e árdua tarefa, não só pelas atividades pedagógicas, leituras e discussões, mas, sobretudo, pelo enfrentamento das incertezas de como inovar? Como fazer diferente? Como superar o modelo do currículo tradicional voltados ao cuidado da saúde da mulher e da criança no período neonatal? Como construir competências que levassem o nosso estudante a traçar linhas de cuidado a essa população, visando a integralidade e a interdisciplinaridade? Os objetivos pretendidos eram: Levar o estudante a constante ação-reflexão-ação em prol da construção das competências propostas e na construção do conhecimento pertinente a temática do período; Implementar metodologias ativas no período e refletir sobre o seu desenvolvimento no processo de formação; Fundamentar o processo ensino-aprendizagem segundo as metodologias ativas, resgatando conhecimentos e experiências prévias, possibilitando ao estudante, o alcance das competências requeridas. Este estudo, a titulo de relato de experiência, traz a construção das competências voltadas a ação do cuidado e construção do conhecimento à saúde da mulher e da criança no período neonatal visando seus atributos cognitivos, atributos psicomotores (habilidades) e atributos afetivos. Após um vasto processo de leituras e reflexões realizadas sobre competências, consideramos que as mesmas emergem da prática social. Elas exigem a mobilização de conhecimentos e atitudes e se traduzem em ações, com o propósito de solucionar problemas inerentes à vida. Ou seja, somente são percebidas em sua plenitude quando as pessoas são confrontadas com problemas reais. Nesse aspecto, as competências se diferenciam dos objetivos em termos de concepção do processo educacional, pois exigem que a construção do conhecimento tenha dois pontos de apoio: o estudante e as necessidades do entorno social. No entanto, guardam semelhança com os objetivos quanto à forma de elaboração, o que pode gerar problemas interpretativos, por parte dos professores. Conseguimos delinear as competências que irão nortear as discussões, reflexões e aprendizado dos estudantes do quinto período do curso de graduação em enfermagem, alicerçadas no enfoque da grande dimensão voltada a traçar a rede de cuidados a saúde da mulher e da criança em seu período neonatal. EFEITOS ALCANÇADOS E RECOMENDAÇÕES: Esse conjunto de competências tem se constituído como estratégia que valoriza a construção de conhecimentos de forma participativa, questionadora e, sobretudo baseada na realidade de situações, fatos e histórias de vida. Para tanto, foram atingidas ao longo do período nos diversos cenários, (módulo tutorial, Integração Ensino Trabalho e Cidadania, Laboratórios de Habilidades, laboratórios de Ciência da Saúde), através de dramatizações, painéis, músicas, brincadeiras populares, jogos educativos, situações problema, atendimento ao usuário, rodas de conversa visando a educação em saúde, dentre outros. Portanto, as competências criadas geraram um âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre teoria e prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida. Nesse sentido, acreditamos que tal metodologia permite um verdadeiro pensar e repensar da prática cotidiana e enriquece o processo de construção de conhecimento, já que parte de uma interação de diferentes olhares favorecendo a reflexão de nossas práticas, no intuito de melhor preparar docentes e discentes para a atuação junto a seres humanos que necessitam de cuidados. Compreendemos que as competências pedagógicas contribuem significativamente para a formação de profissionais críticos e abertos a mudanças que ocorrem a todo o momento na sociedade. Percebemos, ainda, que a metodologia adotada fomenta a co-responsabilização pelas decisões tomadas, pois não é centrada em um único ator e sim enfatiza a importância dos diversos atores sociais que constroem as matizes de um sistema de saúde mais justo e igualitário. Assim, torna-se fundamental atentarmos para o caráter participativo que envolve profissionais de saúde e comunidade, onde não existe saber mais importante, mas diferentes saberes que possuem igual valor e importância. Nesse sentido, as competências criadas apontaram novas descobertas e caminhos, uma vez que consiste num processo em construção de todos os atores envolvidos, visando a comunicação, para a contextualização, para o estabelecimento de vínculos, de reflexão, de mudanças, de construção coletiva de um saber. A ação docente aqui buscou a formação de profissionais com habilidades e competências aliada ao senso crítico e transformador. O desenvolvimento da metodologia ativa em espiral construtivista, balizada por competências configurou-se em uma experiência diferente da formação técnica ou instrumental, dando significado de agir em sintonia com os discentes, tornando-se um aprendiz com eles. Aprender a aprender, visando à construção das competências aqui descritas propiciou a busca do conhecimento, respeitando os processos mentais dos sujeitos cognoscentes, aproveitando cada participação com atenção concentrada e, posterior intervenção adequada. Portanto, favoreceu a oportunidade de (re)construção de conceitos, posturas e soluções diante da realidade que se apresentaram no cotidiano do profissional enfermeiro(a) no intuito de melhorar o processo de trabalho da enfermagem e, conseqüentemente assegurar uma assistência de qualidade junto à população.