Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A construção da disciplina de saúde mental na graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro - relato da experiência dos monitores desta disciplina.
Juli Cabral Costa, Renata Caruso Mecca, Leonardo Silva Telles, Marcia Cabral Costa, Lisete Ribeiro Vaz, Claudia Reinoso Carvalho

Resumo


Caracterização do problema: Este trabalho se destina a relatar a experiência dos monitores de saúde mental da Graduação em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em especial, no que concerne á participação da reconstrução do programa e da metodologia da disciplina. Na construção dialética do processo de ensino-aprendizagem proposto pelos professores desta disciplina ficou estabelecido o compromisso dos monitores de ampliar a troca de saberes científicos e populares entre alunos, monitores e professores – experimento da construção do perfil do profissional de saúde orientado pelos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS.Será apresentado de que forma monitores de saúde mental colaboraram na construção de uma disciplina integrada à rede de saúde mental do município do Rio de Janeiro. Descrição da experiência: O deslocamento da sala de aula para o Instituto de Psiquiatria da UFRJ-IPUB, de certa forma, foi decisivo para aproximação com o mundo real do trabalho em saúde mental. Isto possibilitou que alunos experienciassem sentimentos contraditórios, habituais dos primeiros contatos com pessoas em sofrimento psíquico. No IPUB optamos pelo pátio externo como cenário de ambientação dos primeiros elementos favorecedores da construção de uma relação terapêutica. Elementos como escuta, atenção aos gestos, postura cuidadosa e ética foram sugestões como exercício inicial da construção do terapeuta ocupacional em sintonia com o SUS. Significativas mudanças dos modos de pensar sobre a loucura foram se desvelando nestas experiências. Entretanto, sentíamos a necessidade de vivenciar a construção deste perfil do profissional junto à rede comunitária. Novas mudanças foram provocadas nos monitores, alunos e professores. O interesse de conhecer a dinâmica cotidiana nos serviços territoriais produziu um novo deslocamento do IPUB para os serviços substitutivos e ações de coletivos em saúde mental. Efeitos alcançados: Esta busca de integração ensino-serviço tem-se mostrado profícua. Ações incomuns têm sido produtoras de diferença na formação do perfil desses novos profissionais. Outros novos deslocamentos do cenário ensino-aprendizagem têm convocado monitores, estudantes e professores a compor modos de pesquisar, ensinar, aprender, provenientes de coletivos externos à universidade. Recomendações: Entende-se que a ampliação e a atitude ética de compor estes cenários de ensino-aprendizagem se constituem como formadores de profissionais para o SUS.