Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A E@D na Saúde e as Interações Mediadas pelo Uso das Tecnologias
Maria Angélica Costa, Nilton Bahlis dos Santos

Resumo


Introdução: A formação e qualificação dos trabalhadores da saúde é um dos desafios que o SUS enfrenta para a efetiva implementação de sua política de formação e qualificação de pessoas na área da saúde. Esta é operacionalizada através da formulação de política pública do Ministério da Saúde para a educação dos profissionais, sustentada nos princípios e diretrizes do SUS. O grande número de trabalhadores e a necessidade de que a atenção à saúde ocorra no local onde as pessoas vivem e trabalham, fazem parte dos desafios a serem enfrentados por gestores e por profissionais que implementam a Política de Formação de Recursos Humanos em Saúde através dos princípios e diretrizes do SUS e da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. A E@D pode ser uma das estratégias utilizadas para o enfrentamento destes desafios, através da política nacional de educação permanente em saúde. Objetivo: Identificar a maneira como ocorrem as interações entre os participantes de um curso EAD na área da saúde, mediado pelo uso do portfólio como instrumento de TI. Método: O trabalho é qualitativo com o uso de análise documental e do discurso do sujeito coletivo. Resultado Preliminar e Conclusão: Foi selecionado um portfólio no curso elaborado em três momentos: no primeiro momento, as interações mediadas pelo portfolio foram: as motivações e interesses relacionados ao encantamento com o curso e o conhecimento de outros profissionais de saúde atuantes na área de ensino e serviço; as relações interpessoais e afetivas com outros colegas de curso; a competência tecnológica através da elaboração do portfolio com outros recursos de informática. Foram identificados discursos elaborados através das teorias da educação popular, educação em saúde e educação permanente em saúde; processo ensino/apendizagem; os dispositivos de comunicação associados ao intertexto; a interação mediada no portfolio elaborado com a utilização de outro instrumento de tecnologia interativa e o uso diversificado de cores e imagens. Nos segundo e terceiro momentos do portfólio identificou-se as seguintes interações mediadas: entre aluno e o ambiente virtual de aprendizagem utilizado no curso desenvolvido com o objetivo de estabelecer um processo de ensino-aprendizagem a distância e entre aluno e outros instrumentos de tecnologias interativas.