Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA DO INCA: UMA CONQUISTA PROMISSORA
Luciene Santoro, Liliane Santana, Maria de Fatima Batalha Menezes, Luciane Soares

Resumo


O problema do câncer no Brasil ganha relevância pelo perfil epidemiológico apresentado, e, com isso, o tema tem conquistado espaço nas agendas governamentais. Nas últimas décadas, o câncer ganhou uma maior dimensão, convertendo-se em um evidente problema de saúde pública mundial. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. Nesse sentido, instaurar a reflexão sobre a Educação em Saúde em um ambiente de alta complexidade, como a Oncologia, torna-se fundamental, visto que, usuários dos serviços de saúde e profissionais que os assistem veem-se diante de desafios ante a situação do adoecimento por câncer e seus desdobramentos sociais, políticos e econômicos, considerando o aumento da perspectiva de vida da população. Assim, a inserção da Educação em Saúde como módulo no Plano de Curso da Residência Multiprofissional em Oncologia do INCA objetivou refletir sobre as ações educativas que podem ser desenvolvidas em contribuição à prevenção e controle do câncer, na perspectiva da integralidade, identificando o profissional da saúde na função de educador social e instrumentalizando-o para as práticas educativas em saúde. Também discutiu as atividades educativas no contexto hospitalar como indicador de qualidade do cuidado. Teve como ementa: Fundamentos da Educação; Introdução à Educação em Saúde; Educação Permanente; Profissional de saúde enquanto educador social. A condução do módulo pautou-se em atividades teóricas e teórico-práticas, realizadas nos ambulatórios e setores de internação hospitalar do INCA. Os conteúdos abordados versaram sobre concepções de educação e ensino-aprendizagem, educação formal, não formal e informal, interdisciplinaridade, avaliação, educação permanente em saúde e continuada. Também abordamos sobre a potencialidade das estratégias e materiais educativos utilizados, para prevenção e controle do câncer, levando os residentes à observação e análise, na prática, dos grupos operativos focados na educação de pacientes e familiares, além do planejamento de atividades educativas para grupos operativos de caráter educativo. Como resultados dessas atividades teórico-práticas, várias foram as sugestões para a melhoria da qualidade dos grupos educativos, considerando a articulação teórica com os conteúdos discutidos em sala de aula. A avaliação do módulo foi construída por meio da confecção de um portfólio, onde a cada aula foram feitos apontamentos, resumos, registros de atividades em grupo e avaliação da dinâmica empregada para apresentação dos conteúdos. Trazer a Educação em Saúde como discussão em um programa de residência, que se fundamenta na alta complexidade técnica e procedimental, constitui-se em um desafio, mas que, com essa iniciativa, traduz-se na etapa inicial de uma conquista promissora.