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A PRECEPTORIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Resumo
Após a implantação do ensino prático e estágios nos cursos de enfermagem, emerge a figura do preceptor como facilitador da articulação teoria e prática nos campos práticos e serviços de saúde. Essa mediação do preceptor constrói e valoriza aprendizagens (re)construídas na prática, sendo atividades fundamentais na formação do enfermeiro e outros profissionais de saúde, comprometidos com a assistência, conscientes e inseridos no processo de trabalho. A articulação ensino-serviço é contextualizada nas políticas de saúde, aproximando a realidade do trabalho aos conteúdos da formação em saúde. Objetiva-se identificar o processo de preceptoria como ferramenta fundamental para a formação do enfermeiro, integrando ensino-serviço, aproximando o aluno da realidade das ações e serviços de saúde. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, um recorte teórico da Pesquisa “Processo de formação em saúde como estratégia de melhoria do cuidado interdisciplinar e integral para o SUS” financiada pelo MS/CNPq. Os participantes do estudo foram os enfermeiros preceptores de uma unidade Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional (SER) V do Município de Fortaleza-CE. Foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e a observação sistemática para coleta de dados. A análise dos dados pautou-se na Análise de Conteúdo. Foram respeitados os critérios da Resolução 196/96 referente a pesquisas envolvendo seres humanos, e foi encaminhada para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Ceara (UECE), onde recebeu parecer favorável com número de processo: 10461052-2. Os resultados apresentam o preceptor como ator estratégico na construção do processo ensino-aprendizado no campo de prática, aproximando as atividades da Universidade com o serviço. Os preceptores consideram fundamental essa integração ensino-serviço, onde o aluno se aproxima da realidade prática, conhecendo a organização e ações de saúde e vivenciando no serviço suas potencialidades e fragilidades. O enfermeiro preceptor deve ter ampla compreensão das especificidades que caracterizam a profissão, as transformações do mundo do trabalho e o exercício profissional. É fundamental a inserção direta do aluno nos campos de trabalho para que se possa construir um profissional mais sensível a sua realidade e compromisso ético para com a sociedade.