Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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A PRECEPTORIA COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO
Raquel Mendes Celedonio, Maria Salete Bessa Jorge, Maria das Graças da Silva Guerreiro, Ana Maria Maia Rodrigues, Juliana de Pontes Nobre, Lianna Ramalho de Sena Rosa, Consuelo Helena Aires de Freitas

Resumo


Após a implantação do ensino prático e estágios nos cursos de enfermagem, emerge a figura do preceptor como facilitador da articulação teoria e prática nos campos práticos e serviços de saúde. Essa mediação do preceptor constrói e valoriza aprendizagens (re)construídas na prática, sendo atividades fundamentais na formação do enfermeiro e outros profissionais de saúde, comprometidos com a assistência, conscientes e inseridos no processo de trabalho. A articulação ensino-serviço é contextualizada nas políticas de saúde, aproximando a realidade do trabalho aos conteúdos da formação em saúde. Objetiva-se identificar o processo de preceptoria como ferramenta fundamental para a formação do enfermeiro, integrando ensino-serviço, aproximando o aluno da realidade das ações e serviços de saúde. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, um recorte teórico da Pesquisa “Processo de formação em saúde como estratégia de melhoria do cuidado interdisciplinar e integral para o SUS” financiada pelo MS/CNPq. Os participantes do estudo foram os enfermeiros preceptores de uma unidade Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional (SER) V do Município de Fortaleza-CE. Foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e a observação sistemática para coleta de dados. A análise dos dados pautou-se na Análise de Conteúdo. Foram respeitados os critérios da Resolução 196/96 referente a pesquisas envolvendo seres humanos, e foi encaminhada para apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Estadual do Ceara (UECE), onde recebeu parecer favorável com número de processo: 10461052-2. Os resultados apresentam o preceptor como ator estratégico na construção do processo ensino-aprendizado no campo de prática, aproximando as atividades da Universidade com o serviço. Os preceptores consideram fundamental essa integração ensino-serviço, onde o aluno se aproxima da realidade prática, conhecendo a organização e ações de saúde e vivenciando no serviço suas potencialidades e fragilidades. O enfermeiro preceptor deve ter ampla compreensão das especificidades que caracterizam a profissão, as transformações do mundo do trabalho e o exercício profissional. É fundamental a inserção direta do aluno nos campos de trabalho para que se possa construir um profissional mais sensível a sua realidade e compromisso ético para com a sociedade.