Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Andando nas Nuvens: possibilidades de práticas de educação na saúde sem a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem
Alberto de Francisco, Nilton Bahlis dos Santos, David Soeiro Barbosa, Rodrigo Vieira Ribeiro, Thiago Petra, Pedro Gabriel Valle, Grace Ane Lauxen Stefanello, Eide Barbosa, Silvia Costa

Resumo


Caracterização do problema: Prática de EaD com auxilio da Internet vem sendo planejada tradicionalmente com ajuda de um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Qualquer AVA precisa de um esforço de aprendizado da ferramenta. Isso converte-se em um problema pois não existe um AVA universalmente aceito, ainda que o Moodle seja o mais utilizado. Assim precisa-se de um tempo para o aluno conhecer uma ferramenta que nem sempre o aluno conseguirá utilizar com pleno rendimento salvo para cursos de longa duração. Descrição da experiência: O curso "Andando nas nuvens: Introdução ao uso das tecnologias interativas na educação, pesquisa, gestão e saúde e noções de computação em nuvem" é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa "Tecnologias, Culturas, Práticas Interativas e Inovação em Saúde" da Fiocruz. O objetivo foi estudar, criar e implementar metodologias inovadoras que possam vir a ser utilizadas pela Incubadora de EaD. O curso se ministrou sem AVA, pelo fato de o mesmo propor-se a explorar a realização de novas formas de aprendizagem colaborativa nos diversos ambientes que a web dispõe atualmente na nuvem. Foi ministrado em abril-maio de 2011 para 27 alunos. No inicio realizou-se uma abordagem do processo de aprendizagem como um processo de conhecimento compartilhado mediante trabalho colaborativo, processos de descoberta e compartilhamento de experiências. Todos os conteúdos ficaram abertos à edição e melhoramento pelos próprios alunos e todos criaram o conhecimento de todos com uma abordagem construtivista. Com estrutura modular, cada módulo aprofundava o conteúdo do anterior. Efeitos alcançados: A experiência apresentou dificuldade para aqueles alunos que tinham experiências anteriores em cursos utilizando um AVA padrão. Na avaliação final a ausência do AVA não foi considerada como um problema. Numa avaliação de 1 a 5, todos os tópicos foram avaliados acima de 4, sendo: proposta pedagógica - 4,33; conteúdos - 4,7; expectativas alcançadas - 4,37. A pergunta mais importante para o curso: "As atividades realizadas têm potencial de serem incorporadas na prática do trabalho?" foi avaliada com 4,59.Recomendações: Um curso que precise de avaliação externa apresenta dificuldade maior de ser ministrado sem um AVA. Um curso sem AVA faculta aos alunos a enfrentar por si próprio o aprendizado contínuo, pois as ferramentas utilizadas ficam a sua disposição. Um curso que usa as ferramentas da nuvem como AVA não apresenta mais dificuldades de aprendizagem da ferramenta.