Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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APRESENTAÇÃO E ENTREGA DA “CADERNETA DO ADOLESCENTE” EM ESCOLA MUNICIPAL
Rayssa Pereira Nacasato, Vinicius Santos Sanches, Inara Pereira da Cunha

Resumo


A iniciativa do trabalho surgiu durante o desenvolvimento das atividades do PET SAÚDE (Programa de Educação pelo trabalho para Saúde) na UBSF Alves Pereira, pelos alunos de diferentes cursos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em resposta a estratégia voltada para saúde do adolescente proposta pelo Ministério da Saúde, que visa a distribuição das cadernetas como ferramenta de informação e acompanhamento dos mesmos.No ensejo de superar a resistência de pais e educadores, que por não terem total compreensão da finalidade deste instrumento acabam desaprovando sua implantação, o grupo de colaboradores da UBSF, em conjunto com os acadêmicos, promoveu uma reunião com os pais, professores e administradores da E. M. Leire Pimentel de Carvalho Corrêa em Campo Grande/MS. Na oportunidade esclareceu-se e destrinchou-se todas as questões de suma importância que o livreto aborda, como doenças sexualmente transmissíveis, gravidez, vacinação, drogas, entre outros e sua repercussão positiva para a saúde dos colegiais. Como resultado da reunião integrativa, comunidade-escola-unidade de saúde, os espectadores concordaram com a distribuição das Cadernetas.Desse modo os acadêmicos elaboraram uma apresentação para as turmas do 6º ao 9º anos com idade entre 11 a 15 anos e ao final aplicou-se um questionário para verificar o interesse dos alunos. A grande maioria respondeu positivamente ao instrumento, os alunos foram participativos, fizeram perguntas e mostraram-se interessados pela ação que desenvolvida.As Cadernetas foram distribuídas, para 8 turmas compreendendo um total de 280 alunos. No preparo da entrega preencheram-se os dados pessoais e anexado a relação de vacinas atualizadas de cada adolescente que tinha o número de prontuário registrado na unidade básica de saúde da família e a avaliação da atividade foi positiva tanto para os acadêmicos e trabalhadores envolvidos como para a escola e os alunos.Em comparação com outras experiências cuja disseminação da Caderneta não foi eficaz, constatamos que a estratégia de firmar uma parceria com a escola e esclarecer a comunidade sobre as ações em saúde foi o ponto principal para o sucesso e aceitação das Cadernetas do Adolescente nessa região. Com isso, percebemos mais uma vez que o trabalho multiprofissional e o envolvimento dos acadêmicos nesses fins fazem o grande diferencial para nossa formação enquanto cidadãos e futuros profissionais.