Tamanho da fonte:
ATIVIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE EM ESPAÇOS COLETIVOS DE UM CENTRO DE SAÚDE ESCOLA
Resumo
CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA. A Promoção da Saúde busca responder as diversidades existentes no processo saúde/doença. Assim, estabelece estratégias para a aquisição de hábitos saudáveis que reduzam os agravos e vulnerabilidades, principalmente, as doenças crônicas não-transmissíveis. Apesar dos esforços para melhorar o acesso aos serviços de saúde, ainda se observa alguma espera no atendimento, momento gerador de cansaço e irritabilidade. Então, como aproveitar de forma educativa o tempo de espera do usuário? A partir desta questão, profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF) /ENSP/FIOCRUZ, Unidade de Atenção Básica da AP 3.1, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, vêm realizando atividades de educação e saúde em espaços coletivos. O objetivo foi incentivar, através de ações educativas, reflexão e/ou mudança de hábitos a fim de contribuir para a melhoria da saúde dos usuários. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA. Em 2011, criado o Grupo de Educação e Saúde do CSEGSF, foram propostas ações que utilizaram datas comemorativas nacionais e internacionais, com temas referentes à saúde e seus determinantes sociais. As atividades foram desenvolvidas nas salas de espera possibilitando a abordagem de diversos temas como AIDS, alimentação, amamentação, direitos humanos, dentre outros. Optou-se por um trabalho participativo, interdisciplinar e multiprofissional. Para tanto, foram realizadas palestras e debates, peças teatrais, entrevistas, caminhadas, vídeos, exposição de painéis e distribuição de folhetos. Esta iniciativa ocorreu integrada com a Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Território Integrado de Atenção à Saúde (Teias) – Escola Manguinhos. A divulgação das atividades foi feita por mídia impressa e digital interna. EFEITOS ALCANÇADOS. Esta experiência demonstrou que as ações realizadas nos espaços coletivos são apropriadas para acolher o usuário, trocar informações, esclarecer dúvidas, conversar sobre suas demandas, qualificando o seu tempo de espera e gerando uma maior integração com os profissionais. Também, promoveram troca de experiências e soma de conhecimentos entre os profissionais, contribuindo para a melhoria das relações de trabalho. RECOMENDAÇÕES. Os resultados obtidos apontam para a importância da continuidade das ações de educação e saúde nos espaços coletivos e da criação de estratégias para a avaliação das ações.