Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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DESAFIOS NA ABORDAGEM A GESTANTE ADOLESCENTE DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Larissa Rosado Pinto

Resumo


CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: Trata-se do Relato de Experiência do contato de uma discente do sexto semestre do Curso de Graduação em Enfermagem com gestantes adolescentes durante três momentos. Surge da necessidade sentida pela estudante de um aprofundamento teórico-prático das temáticas abordadas em sala relacionadas à gravidez na adolescência e coloca em foco a conduta dos graduandos frente à repercussão da gestação em idade precoce na saúde da mulher. Espera-se com esse relato expor os desafios encontrados pela estudante no alcance de um atendimento integral às gestantes adolescentes diante das necessidades identificadas, com o propósito de uma reavaliação da abordagem temática nos cursos de graduação em Enfermagem. DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA: A descrição da experiência segmenta-se em três etapas. Primeira etapa: atendimento em consultas de pré-natal realizadas durante o quarto semestre do curso de graduação, tendo como método a Sistematização de Experiências. Segunda etapa: nova abordagem que ganham as consultas de pré-natal durante o sexto semestre, sendo o método adotado a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Terceira etapa: elaboração e execução de um Grupo de Gestantes do qual a estudante fez parte juntamente com duas estudantes de psicologia, onde o método adotado foi a exposição de conhecimentos somada ao compartilhamento de dúvidas e experiências. EFEITOS ALCANÇADOS: A falta de habilidade necessária para fornecer uma atenção integral às adolescentes em período gestacional que vise não somente orientar, mas também acolher e perceber as demandas individuais de saúde que necessitam, faz com que a gravidez, por si só já considerada de risco, tome proporções maiores no que diz respeito à saúde e qualidade de vida daquela futura mãe e do seu filho. As experiências possibilitam a reflexão de que o contato profissional deve ser suficientemente qualificado a ponto de, além de prestar assistência aos riscos que são trazidos naturalmente por uma gestação precoce, conseguir atender às demandas psicossocioespirituais da adolescente. RECOMENDAÇÕES: A soma de experiências é indispensável no alcance do atendimento integral. As práticas do curso de graduação onde o estudante sinta-se seguro para execução de ações de saúde somadas a um conteúdo teórico que aborde não somente as questões biológicas, mas as psicossocioespirituais e emocionais são um bom caminho na formação de bons profissionais capazes de mudar o perfil de saúde de uma população.