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Educação de Jovens e Adultos: Construindo Práticas Humanizantes
Resumo
Marcos Poubel Araújo de FrançaVerônica da Cunha Andrade Santos A educação de jovens e adultos é historicamente marcada pela negação da autoestima. Os alunos são fruto de uma escola que incutiu neles o sentimento de incapacidade. Daí, a necessidade do desenvolvimento de atividades que proporcionem a esses alunos oportunidades de se redescobrirem como seres criativos, com potencial de produzir, de avançar, de aprender e ensinar. O presente trabalho apresenta uma síntese das atividades desenvolvidas durante o projeto Autoestima em alta da Escola Municipal Washington Manoel de Souza em parceria com diversas secretarias municipais da cidade, tais como: saúde, ação social, cultura, etc, na cidade de Queimados, região da Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro que é. O projeto, iniciado em 2009, visa desenvolver oficinas de leitura, sessão de vídeos, música e outros a fim de resgatar a autoestima positiva dos alunos da educação de jovens e adultos, considerando que a qualidade de vida perpassa pela visão que você tem de si enquanto sujeito no processo de construção de um espaço social melhor para se viver. As oficinas são ministradas por profissionais como agentes de saúde, advogados,psicólogos,historiadores e etc, mediados por uma pedagoga. Neste ano pretendeu-se priorizar as questões de trabalho, discutindo como os alunos de eja podem desconstruir suas relações de trabalho que tendem a coisificar o trabalhador e reconstruí-las com base no respeitando o outro e na sua auto valoração enquantando ser humano inserido no mundo do trabalho. A literatura nos mostra que o estado de passividade e não valorização faz com que o trabalhador se endureça e, muitas vezes, até adoeça nestas relações desumanizastes. O projeto foi desenvolvido em duas vezes na semana, no período da última hora de aula do terceiro turno de eja. Percebeu-se os resultados do projeto através dos relatos dos alunos e as posturas diárias no cotidiano escolar, mostrando mais participativos e confiantes no seu potencial criativo. Além disso, houve relatos de que alguns alunos já integraram-se em projetos de sua comunidade e movimentos sindicais. ReferênciasALVES, Rubens. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Fundação Educar: 2006 BRASIL/MEC. Educação de Jovens e Adultos – Proposta Curricular para o 1º segmento do Ensino Fundamental. Ação Educativa. Brasília: 1997 FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997 RESTREPO, Luis Carlos. Direito à Ternura. Petrópolis: Vozes, 1998