Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Avaliação das práticas alimentares dos servidores do Centro Administrativo São Sebastião (CASS) e das condições dos locais para a realização das refeições no ambiente de trabalho
Michelle Delboni dos Passos, Paula Borges Moreira, Tania Oliveira Santiago, Fabio Santos Moraes, Maria Alice Santos Elsner, Rosália Ribeiro, Mônica Teixeira Ferreira

Resumo


Introdução: É direito do indivíduo ter um ambiente adequado de trabalho, assim como ter um local para a realização de refeição que seja tranquilo, com condições higiênico-sanitárias adequadas, temperatura, ventilação, de forma que contribua para o seu bem-estar e qualidade de vida.Objetivo: Conhecer a rotina alimentar dos servidores no que diz respeito às práticas alimentares e às condições dos locais para a realização das refeições, assim como as suas sugestões relacionadas à alimentação no ambiente de trabalho.Método: Como estratégia inicial, foram realizadas duas visitas técnicas às copas e refeitórios presentes nos 6°, 7° e 8° andares da SMSDC, localizados no CASS. Com a finalidade de conhecer a rotina, as necessidades, insatisfações, e sugestões em relação à alimentação, foi realizado um censo com os servidores destes andares, através de um questionário auto preenchido.Resultados: Durante a visita técnica às copas e refeitórios, foram avaliadas algumas não conformidades em relação às instalações físicas e elétricas, e às condições de higiene, entre outras. Do total de participantes da pesquisa, obtivemos em torno de 80% de cobertura. Destes, 70,4% eram do sexo feminino e 29,6% do sexo masculino. A grande maioria dos servidores trabalhava os cinco dias da semana, por seis horas ou mais e, 86,8% almoçavam no trabalho. O lanche da tarde era realizado por 43,6% dos participantes. Entre aqueles que almoçavam no CASS, 84,4% consumiam refeição tipo almoço. Apenas 17,2% achavam satisfatórias as condições higiênicas do local onde realizavam as refeições. Mais de 90% dos participantes gostariam de mais opções disponíveis para a compra dos alimentos, como almoço tipo self- service (80,2%), tipo bandejão (20,9%) ou locais para a compra de lanches e sucos (48,9%), seja no CASS ou no seu entorno.Conclusão: Conclui-se que, além da necessidade de reforma das copas e refeitórios dos andares estudados, é fundamental que os servidores tenham acesso a um local apropriado para a realização das refeições. Os dados desta pesquisa nos mostram a importância de estudos que visem o mapeamento e a melhoria das condições de alimentação no ambiente de trabalho. É importante que esta pesquisa seja ampliada para os outros andares do CASS, a fim de conhecer as opiniões e sugestões dos outros funcionários do prédio.