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AVALIAÇÃO DO MANUSEIO DO SISREG III PELAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA ÁREA DE PLANEJAMENTO (AP) 3.2 DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Resumo
Introdução: As Centrais de Regulação têm como missão articular-se com todos os setores / sistemas de saúde produzindo informações fidedignas sobre fluxo de pacientes e oferta de serviços de saúde em todo o estado, visando sempre a resolutividade, permitindo assim que o processo de regionalização e hierarquização das ações de saúde preconizados pelo SUS seja implementado. Na cidade do Rio de Janeiro contamos com uma Central de Regulação Municipal e um Pólo de Regulação Estadual. Na Central de Regulação do município, o sistema de informações utilizado é o SISREG III. Objetivo: Avaliar a utilização da ferramenta SISREG III (Sistema Nacional de Regulação) pelas Unidades de Atenção Primária (UAP) da AP 3.2 (Área Programática 3.2). Métodos: Do banco de dados do sistema SISREG III foram selecionados os procedimentos solicitados, aprovados, negados, devolvidos, pendentes em fila de espera (para marcação automática pelo sistema) e pendentes sob regulação de todas as unidades de atenção primária da AP 3.2, no período de janeiro a junho de 2010 e 2011. Resultados e discussão: Do total de 9.261 solicitações, foi possível observar que 7.631 delas foram aprovadas, o que representa 82 % de aprovações. Encontravam-se pendentes de marcação 913 solicitações, sendo que 521 (6%) pendentes de regulação e 392 (4%) pendentes em fila de espera. Já o número de procedimentos negados e devolvidos encontrado foi de 213(2%) e 504(6%) respectivamente. Em 2011 o número de solicitações foi de 15.933, sendo aprovadas 10.142(64%). O número de solicitações pendentes de regulação foi de 23.85(15%) e pendentes em fila de espera 2.116(13%). As solicitações negadas foram 218(1%) e as devolvidas 1.072(7%). O crescente número de solicitações e aprovações mostrados pelo estudo demonstram que a ferramenta SISREG III tem sido utilizada pelas unidades como porta de acesso a marcação de consultas e exames. A análise dos 10 procedimentos mais solicitados e os que mais foram aprovados demonstraram necessidade de ampliação da rede de serviços em algumas áreas como oftalmologia, urologia e procedimentos ultrasonográficos. Conclusão: A regulação é uma ferramenta gerencial importante no sentido de dar transparência na gestão, com equidade e universalidade, dando acesso a todos os níveis de atenção, reafirmando os princípios do SUS. No entanto, existem desafios a serem superados tanto no nível das coordenações de saúde, como também nas UAP e na Central de Regulação.