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Educação não-formal em ambientes virtuais como proposta para utilização em práticas de educação na saúde
Resumo
Caracterização do problema: A educação não-formal possibilita flexibilidade diante da necessidade de adaptação dos conteúdos de aprendizagem, apresentando-se assim muito relacionada com a EAD. É mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. É representada por práticas educativas realizadas em instituições não convencionais de educação, mas com certo nível de intencionalidade e sistematização, como as que se verificam nas organizações profissionais e nos meios de comunicação. Descrição da experiência: O curso, já na sua terceira edição, se propôs a explorar o potencial das tecnologias da informação e comunicação no processo de colaboração e aprendizagem em atividades de formação permanente, além de conhecer as principais características do ensino-aprendizagem utilizando a Internet e interagir com as funcionalidades das ferramentas básicas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso foi realizado no Moodle, pois facilita a gestão de atividades educacionais, além de proporcionar, ao aprendiz e ao tutor, a incorporação e acesso a um conjunto de tecnologias da Internet. O conteúdo abordado foi dividido em tópicos: Enquadramento e Socialização; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Estratégias e Ferramentas de Comunicação Assíncrona; Estratégias e Ferramentas Comunicação Síncrona; Ferramentas colaborativas; Para além do Moodle. Foi realizado de forma que viabilizasse a construção do conhecimento a partir dos saberes já trazidos pelos participantes por meio de discussões em fóruns e a partir da experimentação de recursos, pensando na sua incorporação para as práticas de educação na saúde. Considerando a construção do conhecimento de forma colaborativa e compartilhada, a Plataforma Moodle atendeu às expectativas de forma suficiente. Não houve distribuição de grupos e todos foram estimulados a colaborar. Efeitos alcançados: O diferencial do curso foi a compreensão pelos tutores e alunos de que a Internet viabiliza o trabalho cooperativo por meio dos recursos que oferece. Além disso, o uso de uma metodologia ativa e participativa - tanto da parte dos tutores quanto dos participantes - a qual valorizava e contextualizava, permanentemente, as experiências profissionais dos participantes, contribuiu para o bom desempenho de cada um e do grupo como um todo. A participação dos tutores se deu como orientadores, não como condutores do processo, respeitando o ritmo de cada um, criando um clima de segurança e confiança, fomentando a construção do conhecimento. Recomendações: Os relatos e a avaliação dos alunos, registradas nos diversos recursos usados no curso, confirmam que a proposta pedagógica e o modelo de avaliação usados têm potência, podem ainda ser bastante aperfeiçoados e correspondem às expectativas de profissionais do Icict, da Fiocruz e de outras instituições no que corresponde a adoção de tecnologia, em particular a Internet, e de modelos não tradicionais de educação no mundo do trabalho.