Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação não-formal em ambientes virtuais como proposta para utilização em práticas de educação na saúde
David Soeiro, Nilton Bahlis dos Santos, Maria João Spilker, Rodrigo Vieira Ribeiro, Alberto Defrancisco, Silvia Costa, Edlaine Faria de Moura Villela, Sueli Rodrigues de Sousa, Pedro Gabriel Valle

Resumo


Caracterização do problema: A educação não-formal possibilita flexibilidade diante da necessidade de adaptação dos conteúdos de aprendizagem, apresentando-se assim muito relacionada com a EAD. É mais difusa, menos hierárquica e menos burocrática. É representada por práticas educativas realizadas em instituições não convencionais de educação, mas com certo nível de intencionalidade e sistematização, como as que se verificam nas organizações profissionais e nos meios de comunicação. Descrição da experiência: O curso, já na sua terceira edição, se propôs a explorar o potencial das tecnologias da informação e comunicação no processo de colaboração e aprendizagem em atividades de formação permanente, além de conhecer as principais características do ensino-aprendizagem utilizando a Internet e interagir com as funcionalidades das ferramentas básicas disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. O curso foi realizado no Moodle, pois facilita a gestão de atividades educacionais, além de proporcionar, ao aprendiz e ao tutor, a incorporação e acesso a um conjunto de tecnologias da Internet. O conteúdo abordado foi dividido em tópicos: Enquadramento e Socialização; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Estratégias e Ferramentas de Comunicação Assíncrona; Estratégias e Ferramentas Comunicação Síncrona; Ferramentas colaborativas; Para além do Moodle. Foi realizado de forma que viabilizasse a construção do conhecimento a partir dos saberes já trazidos pelos participantes por meio de discussões em fóruns e a partir da experimentação de recursos, pensando na sua incorporação para as práticas de educação na saúde. Considerando a construção do conhecimento de forma colaborativa e compartilhada, a Plataforma Moodle atendeu às expectativas de forma suficiente. Não houve distribuição de grupos e todos foram estimulados a colaborar. Efeitos alcançados: O diferencial do curso foi a compreensão pelos tutores e alunos de que a Internet viabiliza o trabalho cooperativo por meio dos recursos que oferece. Além disso, o uso de uma metodologia ativa e participativa - tanto da parte dos tutores quanto dos participantes - a qual valorizava e contextualizava, permanentemente, as experiências profissionais dos participantes, contribuiu para o bom desempenho de cada um e do grupo como um todo. A participação dos tutores se deu como orientadores, não como condutores do processo, respeitando o ritmo de cada um, criando um clima de segurança e confiança, fomentando a construção do conhecimento. Recomendações: Os relatos e a avaliação dos alunos, registradas nos diversos recursos usados no curso, confirmam que a proposta pedagógica e o modelo de avaliação usados têm potência, podem ainda ser bastante aperfeiçoados e correspondem às expectativas de profissionais do Icict, da Fiocruz e de outras instituições no que corresponde a adoção de tecnologia, em particular a Internet, e de modelos não tradicionais de educação no mundo do trabalho.