Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE: UMA EXPERIENCIA DE FORTALECIMENTO DO COLETIVO DE ENFERMAGEM NO AMBITO HOSPITALAR
Liege Brum, Marli Vega

Resumo


Um pressuposto central da Educacao Permanente, é que a reflexão sobre as práticas em saúde, espaço de aprendizagem no e para o trabalho, se constitui em importante estratégia para a aproximação destas aos princípios do SUS. A experiencia educativa descrita buscou o fortalecimento da Educação Permanente no âmbito hospitalar, com base na análise dos processos de trabalho de equipes de enfermagem de um Hospital Universitário, do estado do Rio Grande do Sul. As atividades educativas foram desenvolvidas a partir de um Projeto denominado “Atualização do processo de trabalho no Servico de Enfermagem Medica (SEM)”. O projeto pautou-se pela reflexão sobre o processo de trabalho das equipes de enfermagem, nas cinco Unidades de Internação (UI) que compoe o SEM, propondo a análise e a intervenção dos trabalhadores nos problemas do seu cotidiano. As atividades foram desenvolvidas a partir de grupos focados, nas cinco Unidades de Internacao UI do SEM, em todos os turnos de trabalho. Os grupos focados foram desenvolvidos em 2 encontros por equipe de turno, totalizando 6 horas de atividades. Cada UI era composta por 36 trabalhadores, distribuidos nos turnos manha (M) , Tarde (T) e 3 Noites (N1) (N2) (N3), totalizando 180 sujeitos. Os resultados obtidos sugerem que a problematizacao do processo de trabalho no cotidiano do trabalho oportuniza a ampliação dos espaços de escuta e reflexão dialógica no trabalho da enfermagem, tendo potencial para promover o (re)posicionamento do trabalhador como protagonista dos processos de mudança de suas práticas de cuidado. O principal limite encontrado, foi a dificuldade da equipe para modificar processos de trabalho até então instituídos em uma lógica que sobrepõe os valores técnicos aos valores humanísticos do cuidado. Concluiu-se, a partir disso, que a criação de espaços educativos, que se articulem aos processos de trabalho, possibilita a co-responsablização pelo cuidado prestado, a ampliação da autonomia de sujeitos e coletivos para realizarem as mudanças necessárias na melhoria da qualidade do cuidado e, ainda, a aproximação das práticas dos trabalhadores à atenção integral em saúde no contexto hospitalar. Descritores: Educação em Saúde, Educação Continuada. Enfermagem. Prática Profissional.