Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Educação Popular em saúde: perfil das produções científicas
Ariane Faleiro Luiz, Sonia Acioli, Magda Guimarães de Araújo Faria, Patricia Ferraccioli

Resumo


Introdução: A educação popular e saúde (EPS) é o resultado prático de profissionais insatisfeitos com o “fazer saúde” tecnicista e autoritário descrito em anos anteriores¹. A EPS surge como alternativa viável e desejável para as ações educativas em saúde, pois, incorpora conceitos de inclusão do coletivo, visando sempre à análise crítica e a transformação social. É uma proposta que estimula a participação popular, contribuindo para a criação de um novo sujeito social². Incorpora os preceitos de Paulo Freire, como o diálogo, troca de conhecimentos, inclusão e a valorização do subjetivo como fundamentais na EPS.Objetivo: Analisar as publicações sobre educação popular, dispostas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS).Método: Esta pesquisa possui abordagem quantitativa e natureza descritiva. Os dados foram obtidos a partir de um levantamento realizado em Novembro de 2011 nas produções bibliográficas indexadas na BVS. Na ausência de um descritor específico, utilizamos o termo educação popular entre aspas.Resultados: Foram encontradas 176 publicações, porém apenas 100 destas corresponderem a textos completos. Após a leitura das pesquisas, identificaram-se preceitos de educação popular em 75 publicações. Pode-se perceber que as primeiras publicações são de 1998 e até 2006, atingiram um máximo de 4 publicações. O máximo de publicações foi no ano de 2009 (n=20) e 2011 apresenta 5 publicações até o momento. Ao analisar a metodologia e os tipos de publicações percebeu-se que a maioria é do tipo Teórico-reflexivo, ou seja, há uma preferência por estudos que permitam a reflexão e discussão da temática. Este fato favorece a atualização e a melhoria das ações na prática por parte dos profissionais. Seguidos dos estudos sobre relato de experiência, demonstrando uma relação estreita entre os estudos de reflexão e os que apresentam experiências de práticas de Educação Popular. Os profissionais que mais publicaram sobre educação popular nos artigos analisados foram enfermeiros. Isso é percebido quando nos permitimos um encontro com a teoria freireana, ao utilizarmos o diálogo como método de cuidar e educar em enfermagem.Conclusão: Observa-se intenso aumento no número de publicações sobre a temática de educação popular nos últimos anos. Podemos afirmar que pesquisas como esta são importantes para enfatizar a importância da educação em saúde, sobretudo na reorganização da educação em saúde, como faz a educação popular.Referências: STOTZ, Eduardo Navarro; DAVID, Helena Maria Scherlowski Leal; WONG UM, Júlio Alberto. Educação popular em saúde – Trajetória, expressões e desafios de um movimento social. Revista APS, v.8, n.1, p.49-60, jan/jun, 2005.VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular: de uma prática alternativa a uma estratégia de gestão participativa das políticas de saúde. Physis, v.14, n.1, Rio de Janeiro, 2004.