Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESTREITANDO O ESPAÇO ENTRE A SAÚDE E A EDUCAÇÃO: BUSCANDO A TRANSVERSALIDADE DAS PRÁTICAS E O RESPEITO ÀS DIFERENÇAS DENTRO DA ESCOLA
Fernanda Pereira de Souza, Candida Fonseca Vilaça Lobo, Claudia Alves Pereira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo discutir e indagar os porquês da intolerância, a fim de problematizar e provocar a reflexão quanto a esta postura, não somente em crianças e jovens, mas também em profissionais de educação e saúde, familiares, bem como toda comunidade em torno deste espaço. Trata-se de uma pesquisa-intervenção, desenvolvida em escolas pertencentes a um dos bairros com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais baixo do Município do Rio de Janeiro, localizado na zona norte, sob responsabilidade da Coordenadoria de Saúde de Área Programática 3.3. A amostra foi composta por crianças e adolescentes, na faixa etária de 10 a 16 anos. O estudo foi desenvolvido através de atividades educativas e dinâmicas, tendo como propósito central a psicologia social, a fim de suscitar um trabalho nos coletivos, nas comunidades, dentro das instituições, em parceria com a área de Nutrição, através da utilização de estratégias que pudessem contemplar a temática do respeito às diferenças, de forma criativa. Em resumo, constatou-se que os educandos consideraram que o modo de trabalho sugerido, ou seja, a problematização e a discussão quanto ao respeito às diferenças são formas viáveis de abordagem, que devem ser incentivadas no ambiente escolar.