Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS ACADÊMICAS COM AÇÕES DE MOVIMENTO SOCIAL
Raphaela Delmondes Nascimento, Taysa Vieira Almeida, Graziele Santos Vanconcelos, Jailma Ferreira Vasconcelos, Margarida Maria Araújo Praciano, Nathalie Mendes Estima, Raiza Souza Landim

Resumo


Os movimentos sociais, são ações sociopolíticas construídas por atores coletivos pertencentes a diferentes classes, que se articulam em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, proporcionando um campo político de força social na sociedade civil. A academia deve proporcionar aos estudantes uma formação pautada na construção de sujeitos sociopolíticos, e isso se faz possível também a partir de projetos de extensão universitária. O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – MORHAN atua no sentido de acabar com o preconceito, colaborando para a eliminação da hanseníase, ajudando a curar, reabilitar e reintegrar socialmente as pessoas que a contraíram. O projeto tem como objetivo inserir estudantes do curso de graduação de Enfermagem da Universidade de Pernambuco – UPE nas ações promovidas pelo MORHAN núcleo Recife. Trata-se de um projeto de extensão universitária, realizado em parceria com o MORHAN, realizadas por estudantes enfermagem da UPE, e que encontra-se em atividade desde março de 2011. As atividades do projeto contam com ações tanto na sede do Movimento quanto em outras localidades do estado. Os estudantes participam ativamente nas ações de educação em saúde, nas reuniões mensais do MORHAN, na organização de eventos, na implementação de projetos, bem como nas reuniões com as gestões municipais e estadual de saúde. No ano de 2011 se destacaram entre outras ações: organização da sede do MORHAN; realização do Encontro dos Filhos Separados; mobilização em comunidades quilombolas do interior de Pernambuco; implementação da Campanha dos Espelhos em comunidades de Recife; participação dos estudantes na campanha de Enfrentamento das Doenças Negligenciadas em PE; participação dos estudantes na articulação MORHAN e Ministério Público de PE; participação dos estudantes no processo junto a prefeitura do Recife sobre o não funcionamento da Sapataria do Pé Sensível; realização do IV Seminário de Educação em Hanseníase de PE. A partir do trabalho concluiu-se que é através de atividades “extra- muros” da Universidade que o estudante compreende a realidade de certos grupos populacionais, que estão expostos a diferentes situações de vulnerabilidade, como, por exemplo, as pessoas atingidas pela hanseníase. A inserção de estudantes em ações do MORHAN propicia vivências jamais identificadas no Campus Acadêmico, e que trazem em si a possibilidade de uma formação mais crítica e reflexiva do estudante.