Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS DISCENTES DE ENFERMAGEM APÓS IMPLANTAÇÃO DO SUS
Heidi Menezes Lima Marques, Nivea Maria Silveira Almeida, Alba Benemérita Alves Vilela

Resumo


A realidade que envolve a formação dos profissionais de enfermagem apesar de constar nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, algumas vezes não está de acordo com as diretrizes e os princípios recomendados pelas Políticas Públicas de Saúde. Trata-se uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva exploratória, que tem como campo de pesquisa a cidade de Jequié, município do Estado da Bahia, para tanto o local da coleta será a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), tendo como sujeitos da pesquisa os discentes regulares do VIII e IX semestre de enfermagem. Como objetivo geral apreender a percepção dos discentes de enfermagem da UESB acerca do processo de formação profissional no contexto do SUS. E como específicos identificar se as mudanças ocorridas no Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem atendem ao princípio de qualificação profissional para atuação do SUS, averiguar como os componentes curriculares do Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem se encontra estruturado e verificar se as competências e habilidades propostas no Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem instrumentalizam estes para o seu desempenho profissional no SUS. A coleta de dados acontecerá após aprovação pelo CEP/UESB, por meio de entrevista semi-estruturada, após a mesma os dados serão analisados de acordo com a Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A partir deste estudo pretende-se perceber se o Projeto Político Pedagógico do curso de enfermagem está pautado nos princípios de formação dos profissionais para o SUS para assim contribuir na avaliação do Projeto Político Pedagógico atual influenciando positivamente na atuação profissional e percebendo se a graduação do curso de enfermagem formar os discentes para trabalhar no SUS. Palavras-Chave: SUS, Currículo e Enfermagem.