Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO EM ODONTOLOGIA NA PERSPECTIVA DO PET-SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE NITERÓI E UFF/FMSN
Monica Gouvêa, Marcos Senna, Andrea Silva, Thais Queiroz, Cesar Junior

Resumo


A incorporação da equipe de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família (ESF), em 2000, possibilitou a adoção de uma postura mais ativa de atenção primária nesta área, visto que a saúde bucal consiste em parte integrante e inseparável da saúde do indivíduo. A interação dos profissionais da saúde torna-se possível por meio de iniciativas como o PET-Saúde, o qual fomenta a formação profissional articulada com os profissionais da ESF, bem como, o processo de integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva da interdisciplinaridade.O PET-SAÚDE prevê a formação de grupos de alunos, docentes (tutores) e profissionais do SUS (preceptores) para prática e pesquisa na atenção primária em saúde, especialmente na estratégia de saúde da família. Em 2010 a UFF e o município de Niterói formaram 8 grupos multiprofissionais envolvendo os cursos de Odontologia, Enfermagem, Nutrição, Educação Física, Farmácia e Medicina. O objetivo desse estudo é avaliar a percepção dos alunos PET-saúde de Odontologia sobre o papel do programa em sua formação. Os dados foram colhidos através de questionários aplicados aos alunos ao final de 1 ano de programa. Durante esse ano, os alunos participantes do estudo desenvolveram subprojetos de pesquisa nos temas de hipertensão e diabetes, saúde do idoso, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência, atividade física e saúde do homem, em grupos multiprofissionais. As atividades comuns aos grupos foram: levantamento e analise de dados secundários, entrevistas com usuários, participação em atividades educativas e em grupos de estudos e confecção de relatórios científicos. Os participantes ressaltaram como pontos positivos o acolhimento recebido na unidade de saúde e o relacionamento com o preceptor. As maiores dificuldades relatadas foram a violência urbana e conciliar horários a cada semestre. Na relação profissional/usuários o que mais impressionou aos acadêmicos foi o acolhimento e escuta qualificada. Os alunos relataram maior compreensão do SUS e mudança na visão do trabalho em saúde, especialmente com relação à atuação multidisciplinar. Conclui-se que o PET-Saúde contribuiu qualitativamente na formação dos alunos participantes, especialmente por ter propiciado nova perspectiva profissional, numa concepção de trabalho em equipe multidisciplinar e interação entre a odontologia e outras áreas de saúde.