Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Formação em saúde e a constituição de redes.
Gabryell Tavares de Barbosa, Rafaela Camargo Baldo, Mauricio Hideo Inamine, Daniel Vieira Luiz, Julio Ornellas, Florianita Braga Campos

Resumo


O relato desta experiência de formação em saúde perpassa por caminhos que trilham articulações entre o ensino a pesquisa e a extensão na tentativa de apresentar um processo singular que permita identificar efeitos positivos e dificuldades de inserção das novas perspectivas de atenção e formação profissional em saúde, como proposto pelo Projeto Político Pedagógico do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo. A produção de conhecimento voltada à integralidade do cuidado, uma atuação interdisciplinar e multiprofissional, no trabalho em equipe com estudantes de seis cursos da área da saúde - Educação Física, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia e Serviço Social – que permite e necessita invenções com base no tripé do ensino-pesquisa-extensão. Desde o primeiro ano são desenvolvidos estágios básicos interdisciplinares vinculados aos serviços de saúde, assistência social, ONGs e associações de moradores de bairro, desta forma os estudantes não levam apenas problemas para as salas de aulas, mas inserem-se no território participando e desenvolvendo atividades intersetoriais, produzindo narrativas, acolhendo grupos populacionais, elaborando projetos terapêuticos. Refletindo sobre possíveis intervenções em diferentes espaços de promoção e atenção à saúde, mais próximas ao convívio cultural local. Um dos morros da região central de Santos, o Monte Serrat, atende ao campo de estágios dos cursos e nele também se desenvolve o projeto de extensão “O Terreiro Lá de Casa”, que objetiva produzir e recuperar espaços públicos de convívio, por meio da troca entre culturas dos estudantes migrantes e dos moradores do morro, onde 70% das famílias são advindas de dois municípios do Ceará. A proposta é promover o encontro entre gerações, reavivar memórias, preservar os bens culturais imateriais e assim proporcionar meios de vida em comum, promovendo saúde. Tais experiências estão agregadas no Laboratório do Conhecimento Compartilhado em Saúde Mental que permite trocas de saberes entre projetos de extensão, iniciações científicas, TCCs, estágios e módulos de saúde mental dos cursos de psicologia e terapia ocupacional. Além de aproximar-se dos trabalhadores dos serviços de saúde e das associações de saúde mental da região, promovendo o debate permanente acerca da saúde mental e da reforma psiquiátrica com os profissionais da saúde, usuários, familiares e a comunidade em geral. Para melhor qualificar esta atuação, está sendo construído coletivamente um blog por meio de outro projeto de extensão numa rede virtual de encontros.