Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Determinantes sociais em segurança viária. Acidentes com
Marco Akerman, Lys Esther Rocha, Fernando Adame, Debora Glina, Maria José Gimenes, Eugenia Maria Rodrigues

Resumo


Lys Esther Rocha, FMABC/USP; Marco Akerman, FMABC; Maria José Gimenes, FMABC; Ivan Miziara, FMABC; Fernando Adami, FMABC; Deborah Glina, USP Junia Seuoka, FMABC; Andreia Garbin;, SMSSBC; Eugenia Rodrigues, OPAS Email do primeiro autor: lysrocha@usp.br Objetivos O uso de motocicletas na região do ABCDM ocorre por motociclistas que trabalham como motociclistas profissionais (motoboys), mas também em grande parte como meio de transporte da ida ao trabalho. Este estudo é parte de uma pesquisa multicêntrica Pan-Americana a ser desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). 1. Adaptar o instrumento proposto pelo Projeto Acidentes com motocicleta e aspectos sócio-ambientais produzido pela OPAS em 2008 à realidade da região do ABCDM (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano, Diadema e Mauá)2. Compreender a percepção dos motoristas que usam a motocicleta como meio de transporte e dos motociclistas profissionais. Procedimentos metodológicos Realizar um estudo focal com motociclista da região, identificando 2 grupos de usuários: 1- motociclistas que usam o veículo como meio de transporte ao trabalho; 2- motociclistas que trabalham como motoboys Etapas 1- Construção dos 2 Grupos referidos acima2- Grupo Focal: 5 Encontros3- Transcrição dos Encontros4- Elaboração do Relatório e Formulação de Questões5- Aplicação do piloto a motociclistas acidentados internados em Hospitais do ABC Principais resultados e conclusão Já foram realizadas as etapas 1-5 e o questionário foi reformulado. Chama a atenção o fato de que os motociclistas que usam a moto para trabalho passam a entender melhor a necessidade de se adotar comportamentos mais protetores enquanto esta consciência parece ainda não permear aqueles que a usam para transporte e lazer. A realização da Etapa 5 revisou o questionário anterior e indicou que há mais acidentados de trajeto (usuários de motos para transporte) e de lazer (usuários utilizando motos para lazer de fim de semana ou noturno) que motofretistas que por dependerem da moto para geração de renda já tomam mais precauções para evitar acidentes.