Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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INTEGRANDO A INTERDISCIPLINARIDADE NO SUS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PERSPECTIVA DO ESTÁGIO DE VIVÊNCIA NO SUS - SENHOR DO BONFIM/BA
Adriana Lima Monteiro, Mariana Nossa Aragão, Nilda Lúcia Nunes Ivo

Resumo


A realidade do setor saúde revela a imprescindibilidade de um olhar plural da equipe, em que os integrantes desenvolvem trabalhos em conjunto, objetivando compartilhar soluções e adversidades visando um consenso entre as disciplinas, sem negligenciar as suas respectivas especificidades. Nessa perspectiva, evidencia-se a necessidade de englobar a interdisciplinaridade no processo de formação. A grande aposta do Estágio de Vivência no SUS (EVSUS) é justamente proporcionar aos estudantes de graduação em saúde experienciarem a interdisciplinaridade, (con) vivendo com outros graduandos, conhecendo o cotidiano das ações e serviços no município. Objetiva-se, com este estudo, socializar as reflexões vivenciadas nos espaços de aprendizagem durante o EVSUS, analisando a importância da interdisciplinaridade como ferramenta de interação da equipe de saúde. Utilizou-se metodologia participativa com abordagem problematizadora, a partir de experiências concretas dos participantes, com diferentes ferramentas para fomentar e nortear as discussões, como textos, vídeos, dinâmicas e rodas de conversa. O EVSUS sensibilizou os estudantes, despertando o interesse e conhecimento em outras áreas de atuação, percebendo possíveis conexões entre os campos da saúde. Dos espaços formais e informais de discussões emergiram um olhar crítico e receptivo às particularidades das searas do conhecimento, convergindo para uma visão global das práticas profissionais. Além de vivenciada entre os próprios estudantes, a interdisciplinaridade pode ser observada através das visitas técnicas em alguns serviços, onde os profissionais apresentavam discursos articulados e alinhados, com uma visão consciente da interdependência entre as respectivas funções exercidas. Em contrapartida, noutros serviços há um distanciamento da abordagem interdisciplinar nas equipes de saúde, prevalecendo a multiprofissionalidade. A vivência proporcionou um importante espaço de troca de saberes de forma equânime, em que o estudante se mostrou como sujeito construtor do processo de aprendizagem. A diversificação dos cenários de aprendizagem durante a vivência instigou aos participantes a refletirem para a necessidade de novas formas pedagógicas de construção do conhecimento. A experiência despertou uma visão comprometida com a transformação político-social, como futuros profissionais de saúde, instigando-os a participarem ativamente na construção e consolidação do SUS.