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NUMESC: Construindo a Educação Permanente há 8 anos
Resumo
Este trabalho traz o relato de experiência de uma secretaria municipal de saúde que trabalha o foco Educação e Saúde de forma séria e permanente, a partir de um pequeno Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC), criado em 2003, que persiste até o momento atual, integrando os diversos atores que trabalham na rede. O núcleo está ligado a Escola de Saúde Pública (ESP), criado com o objetivo de implantar uma política descentralizada de formação, capacitação e aperfeiçoamento em Saúde Coletiva, Educação Permanente (EP) dos recursos humanos; firmar e consolidar as diretrizes e princípios do SUS através da educação; estimular e desenvolver atividades de pesquisa, planejamento e estatística. Como ele está relacionado como “ponta” no processo de educação e saúde no estado, ligado a ESP, todos os projetos de capacitação realizados no município são encaminhados para a Escola, que certifica os profissionais capacitados. O NUMESC é formado por uma equipe multiprofissional que se reúne quinzenalmente, ficando responsável por todas as capacitações ocorridas da Secretaria, inclusive Conferências Municipais. Também desenvolve, há 6 anos, um trabalho com a Secretaria Municipal de Educação, com professores, na busca de formação de multiplicadores que atuem de forma integrada com a saúde. Em 2005 foi inaugurado o NIDS (Núcleo de Informação e Documentação em Saúde), que serve como estrutura descentralizada do CEIDS (Centro de Educação e Informação em Saúde) da ESP (em 2008 foi implantada a BVS). Nesse ano também se iniciou o Programa de Educação Permanente (PEP) para funcionários da SMS. Este PEP ocorre em módulos sendo um momento de encontro de toda a rede de saúde. Ele busca reorientar as estratégias e modos de cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva. O PEP está cada vez mais consolidado no município, tendo o apoio do gestor para que todas as unidades de saúde fechem no turno do evento. Busca-se desta maneira, através destes encontros, um olhar, um abraço, uma forma de acolhimento para os trabalhadores. Este trabalho está inserido de forma institucionalizada nos serviços e processos de trabalho, o que gera compromissos entre os diversos atores envolvidos na tríade ensino-aprendizagem-serviço, promovendo o desenvolvimento institucional e individual. O trabalho em saúde se constrói com a interdisciplinaridade de conhecimentos, intersetorialidade de práticas, cooperação e intersubjetividade, comunicação, empatia, numa forma particular de compromisso e construção de redes. O planejamento e as discussões sobre os serviços de saúde se dão entre a gestão e os trabalhadores da SMS. Cada capacitação é avaliada pelo NUMESC, e a partir desta se constrói o planejamento das próximas ações. Dentro da lógica da EP, quando a gestão realmente busca sua implementação, muito se pode fazer com a participação dos trabalhadores.