Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O CONTEXTO DA FISIOTERAPIA: UMA FORMAÇÃO DISCIPLINAR FOCADA NO AMBIENTE AMBULATORIAL CLÍNICO E HOSPITALAR
Tatiane Dias Casimiro Valença, Luzia Wilma Santana da Silva

Resumo


Introdução: A formação acadêmica dos profissionais da área de saúde tem se caracterizado pela ênfase à prática curativa desenvolvida prioritariamente em ambientes ambulatorial, clínico e hospitalar. O curso de Fisioterapia não é exceção, uma vez que a sua práxis se concentra em centros de reabilitação e hospitais, excluindo um leque de problemas de saúde comuns à população como a questão do atendimento domiciliar e a vivência com o ambiente familiar da pessoa a ser cuidada. Este estudo teve como objetivo averiguar junto aos graduandos e profissionais fisioterapeutas os locais de práticas vivenciados durante o processo de Graduação em Fisioterapia. Método: Estudo de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, seguiu a Resolução 196/96, realizado no período de dezembro/2010 e abril/2011, tendo como sujeitos: graduandos e profissionais Fisioterapeutas egressos de quatro Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia. Como instrumento de coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada e a análise e interpretação dos dados foi realizada a partir da Análise de Conteúdo seguindo o modelo proposto por Miles e Huberman. Resultados: Os depoimentos dos graduandos e profissionais fisioterapeutas revelaram que foram raros os momentos em que experimentaram o atendimento domiciliar e vivenciaram a realidade cotidiana do ser em seu contexto relacional vivencial familiar, uma vez que as disciplinas curriculares que apresentaram abordagem de cuidado na comunidade tiveram uma carga horária insuficiente, pois sua práxis estava mais voltada para o ambiente ambulatorial, clínico e hospitalar. Conclusão. Apontar que os espaços de aprendizagem devem se apresentar como ambientes abertos perspectivando profissionais inseridos na sociedade, aprendendo sobre pessoas, cultura, serviços, redes, estratégias e políticas, e assim, se apropriando da realidade e exercitando seu potencial criativo de articulação entre saberes e fazeres, aliando o pensar-fazer-sentir a ação-reflexão ao contexto de inserção sócio-comunitária.Palavras-chave: Fisioterapia, Formação de Recursos Humanos, Assistência Domiciliar , Família.