Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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Micropolítica do cuidado em hanseníase: Olhares e sutilezas do agente comunitário de saúde.
Olga Maria de Alencar, Jaqueline Caracas Barbosa, Maria Rocineide Ferreira Silva, Thayza Miranda Pereira

Resumo


As ações de educação em saúde são ferramentas indispensáveis para o efetivo controle da hanseníase. O ACS é fundamental nesse processo. Este estudo faz parte de uma dissertação de mestrado que a partir da teoria das representações sociais buscou analisar as orientações dadas pelos ACS às pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares. Estudo qualitativo, cenário de observação são municípios dos estados de Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí. Informações coletadas por meio de quatro grupos focais, no período de novembro de 2009 a julho 2010. Participaram 96 ACS que atuam na estratégia saúde da família de áreas urbana. Para analisar os dados empíricos utilizamos a análise de conteúdo, onde emergiram duas categorias: As ações de educação em saúde e os serviços de saúde na visão do ACS. Nos discursos dos ACS, identificamos como prática educativa a metáfora ‘batendo na mesma tecla’ para fazer alusão ao modo repetitivo nas orientações repassadas, destacando: orientações sobre o tratamento, sobre autocuidado e sobre a doença. Evidenciamos vigilância acirrada quanto ao tratamento nos remetendo a ideia de “vigiar e punir” proposta por Foucault (1987), onde ao sujeito doente cabe apenas seguir as orientações prescritas pelos profissionais e institucionalizadas nos serviços de saúde. Identificamos também que os ACS se consideram como o ‘elo’ entre a comunidade e os serviços de saúde, mas que na maioria das vezes este ele é rompido pelo processo burocrático dos serviços de saúde. apontamos descompasso na organização da demanda quando os ACS encaminham os casos suspeitos de hanseníase ou seus familiares para a unidade de saúde. Acreditamos na potencia e no diferencial do trabalho da/do ACS para o efetivo controle da hanseníase, e mais conhecer, analisar e compreender suas representações sociais constitui-se em uma peça fundamental para nortear a educação permanente.