Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O DENTRO-FORA DOS MUROS DA ESCOLA: A RELAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA COM O ADOLESCENTE E SUA FAMÍLIA
Daniele Rocha Rodrigues, Maria Isabel Barros Bellini

Resumo


O DENTRO-FORA DOS MUROS DA ESCOLA: A RELAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA COM O ADOLESCENTE E SUA FAMÍLIA[1]Daniele Rocha Rodrigues[2]Maria Isabel Barros Bellini[3]A relação da escola pública com o adolescente e sua família está atravessada pelas relações sociais presentes na própria sociedade. Relações que sofreram e sofrem mudanças significativas ao longo dos tempos. As famílias de hoje já não são as mesmas de antigamente, as características dos adolescentes de hoje, bem como suas atitudes comportamentais, são resultado dessas tantas transformações da sociedade e da família. Vive-se uma realidade de intensa transformação, da super valorização do novo, do acesso veloz de informações, um mundo da descartabilidade de acordo com as mudanças globais. Nisso em rápido espaço de tempo os adolescentes são apanhados por culturas diferentes das suas, mas que impactam na sua, já que estão sempre atentos as novidades e dispostos a experimentar. A escola precisa estar atenta a isso, ao que acontece do lado de fora de seus muros. A família de hoje já não consegue sozinha acompanhar a vida cotidiana de seus adolescentes, dessa forma necessita do apoio da escola, precisam estar unidas. A escola vem abarcando a responsabilidade da educação, mas precisa de vigilância e efetivação do que está preconizado na política educacional, precisa de mais investimentos e vigilância. Metodologia: Abordagem qualitativa, estudo do tipo exploratório, orientado pelo Método Dialético Critico. Instrumentais técnicos utilizados: entrevista, observação sistemática, grupo focal e análise de conteúdo. Para o desenvolvimento da pesquisa partiu-se de uma necessidade de entendimento da forma de inserção e permanência nos espaços escolares do sujeito em formação, o adolescente. Aos poucos outros sujeitos foram ganhando espaço de discussão e análise, os professores e a família, para tanto, tentando compreender esses fenômenos e relações sociais, estruturou-se o projeto de pesquisa que teve como objetivo geral: Identificar limites e possibilidades de efetivação da Política Educacional a partir da relação estabelecida com os adolescentes e suas famílias no espaço da escola pública.A pesquisa está em fase de análise dos dados coletados. Identifica-se a necessidade de ações interdisciplinares e intersetoriais no espaço da escola, precisa de união entre a família, escola, comunidade e inserção de outros profissionais, para assim chegar à almejada educação integral. O assistente social é profissional capaz de buscar essa articulação entre os demais setores e políticas sociais em beneficio da comunidade escolar, por uma educação pública de qualidade. [1] Titulo da Pesquisa de mestrado acadêmico em Serviço Social (Faculdade de Serviço Social-PUCRS), a ser finalizada em 01/2012, de autoria de Daniele Rocha Rodrigues, sob orientação da Prof. Dra. Maria Isabel Barros Bellini.[2] Assistente Social, mestranda em Serviço Social pela FSS/PCRS. Email: rochardany@yahoo.com.br[3] Assistente Social, doutora em Serviço Social, docente da Faculdade de Serviço Social e Pós Graduação em Serviço Social PUCRS; coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Saúde e Interdisciplinaridade (NETSI/FSS/PUCRS).