Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O Estágio de Vivência do SUS/BA: estratégia de integração entre a educação e trabalho na saúde: relato de experiência.
Sarah Alves Moura Costa, Mariza Silva Almeida, Anna Verônica de Souza Worley, Sarah Alves Moura Costa

Resumo


A atenção à saúde demanda a formação de profissionais de saúde capazes de atuar com domínio dos instrumentos de trabalho necessários para o cuidado individual e coletivo de qualidade. O processo de formação do profissional de saúde é, portanto, de fundamental importância para o desenvolvimento e manutenção de um sistema público de saúde. No campo da atenção à saúde, todo(a)s profissionais de saúde devem estar aptos a desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação ao nível individual e coletivo; assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde; ter em conta que a responsabilidade da atenção à saúde somente se encerra com a resolução do problema de saúde, tanto ao nível individual quanto coletivo (FEUERWERKER, 2003). A partir da participação na 4º edição do Estágio de Vivência no SUS/BA que ocorreu mediante articulação entre a Escola Estadual de Saúde Pública (EESP) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) tivemos a oportunidade de conhecer e refletir sobre o SUS. Teve como objetivos a formação de profissionais voltados para as necessidades de saúde da população e o SUS, por meio do fortalecimento e ampliação dos processos de mudança da graduação e articulação entre as instituições de ensino na área da saúde e os serviços. A duração do estágio ocorreu por um período de 10 dias, o qual o(a)s estudantes foram dividido(a)s em grupos de dez participantes acompanhado(a)s por dois mediadore(a)s de aprendizagem - que já tinham participado na condição de estagiário(a)s. A vivência proporcionou que o(a)s estudantes fossem o sujeito ativo na construção do seu processo de aprendizagem. Além disso, valorizou e potencializou o compromisso ético-político dos participantes; provocou reflexões acerca do papel do(a) estudante enquanto agente transformador da realidade social; contribuiu para a construção da consciência acerca da saúde em seu conceito ampliado; sensibilizou gestores, trabalhadores e formadores de profissionais para atuarem no sistema de saúde, estimulou discussões sobre temáticas pertinentes aos processos do SUS e as práticas de educação permanente, reafirmou a importância do SUS e de suas ações para a sociedade; contribuiu para: amadurecimento da prática interdisciplinar e multiprofissional; integração ensino-serviço no campo da saúde; implementação das diretrizes curriculares da saúde, de modo a contemplar as reais necessidades do SUS e da população brasileira.