Rede Unida, 10º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PET SAÚDE COMO ESPAÇO SIGNIFICATIVO DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO
Carlos Alberto Carvalho de Almeida, Veronica Neves Fialho, Jaime Everardo Cezário, Ana Lúcia Eppinghaus, Marilza Cardoso Miranda, Michele Nassif de Souza, Rosidaile dos Dantos Penido, Donizete Daher, Carolina Cortat, Camila Tavares Mendonça, Pedro Silveira Netto, Monique Schmidt Abreu, Vanessa Freitas, Cristiane Machado, Izabela Baldow, Juliana de Paula Monerat

Resumo


A integração do ensino com os serviços de atenção básica contribui de maneira contundente para a formação de profissionais de saúde que produzam a reorientação do modelo assistencial em conformidade com os princípios do SUS. Este trabalho objetiva relatar a experiência de alunos bolsistas de diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal Fluminense que através do Projeto de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET- saúde) puderam aliar educação, trabalho e promoção em saúde visando melhorias na oferta do cuidado. A população do estudo foi constituída de Hipertensos e Diabéticos do território da Coronel Leôncio em Niterói-RJ e cadastrados no Hiperdia da Policlínica Regional da Engenhoca (PRE). A prevalência dos agravos crônicos não transmissíveis entre adultos e idosos somado a fragilidade na assistência do serviço de atenção básica de saúde desta localidade, motivou a intervenção do grupo PET-saúde. As atividades compreenderam o reconhecimento do território, levantamento das necessidades de saúde da população adscrita e criação de vínculo com a comunidade.A estratégia eleita para o desenvolvimento do trabalho foi a elaboração e aplicação de um questionário que identifica o perfil sócio-demográfico-ambiental, condições de saúde e fatores de risco associados aos agravos desta população. Os resultados apontaram prevalência dos hipertensos e diabéticos com cobertura de saúde deficiente e necessidade da ampliação da oferta dos serviços. Estratégias de promoção de saúde foram pensadas e praticadas pelos bolsistas e orientadas por preceptores: palestras em grupos de idosos, campanhas educativas, salas de espera, encaminhamentos para consultas e atualização do cadastro do Hiperdia da PRE. Conclui-se que este trabalho desencadeou a valorização das diversas profissões com a consolidação da interdisciplinaridade na produção do cuidado diferenciado em saúde. A proximidade com o usuário permitiu a constatação que para promover a qualidade de vida dos sujeitos, é importante que se conheça com propriedade o contexto no qual estes vivem e produzem relações sociais, suas condições de vida, trabalho, renda, habitação e cultura. Isto possibilitou o desenvolvimento de um novo olhar sobre o conceito de saúde onde é considerado os aspectos psicológicos, ambientais, econômicos e sociais com o compromisso da escuta atenta, sensível e cuidadosa dos indivíduos, considerando a multiplicidade e subjetividade dos fatores que determinam o processo saúde-doença.